Setecidades Titulo Trânsito
Consórcio adia restrição a caminhões

Entidade cedeu às pressões de empresários dos transportes
de carga, que temem os prejuízos e até demissões no setor

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Marcada para ser implementada neste mês, a restrição à circulação de caminhões em 20 das principais avenidas da região foi adiada em pelo menos 40 dias. Com isso, os veículos de carga continuarão a trafegar pelas vias dos sete municípios até o fim de janeiro. O objetivo da decisão, anunciada ontem pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, é definir alterações ao projeto original, com o objetivo de diminuir os transtornos às empresas transportadoras.

Inicialmente, foi definido que os caminhões estariam proibidos de circular nos três eixos prioritários definidos pelo Consórcio nos horários de pico, das 6h30 às 9h e das 16h às 20h. O primeiro liga Ribeirão Pires a São Caetano e engloba as avenidas Humberto de Campos, Capitão João, Perimetral, Dom Pedro II e Goiás, entre outras. O segundo eixo, que liga Santo André a Diadema, contempla as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível. Piraporinha, Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto. O último corredor liga São Bernardo a São Caetano e é composto pelas avenidas Lauro Gomes, Dr. Rudge Ramos, Taboão e Guido Aliberti, além da Estrada das Lágrimas.

"Em função da demanda dos empresários do setor, o Grupo de Trabalho de Mobilidade decidiu prorrogar o início da operação para tentar conciliar os interesses", explicou o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT). O petista disse considerar "muito difícil" a chance de a operação não sair do papel. "Estamos muito preocupados com a questão da mobilidade, e isso gera grande impacto para a região."

Na opinião da coordenadora do GT, Andrea Brisida, este é o momento oportuno para as discussões com o setor de logística. "Não daria para fazermos esse debate antes. O plano teve que passar primeiro pela avaliação dos prefeitos. Não iria adiantar conversar e depois o projeto ser vetado."

Durante o mês de janeiro, as propostas das empresas serão avaliadas pelos técnicos da entidade e deverão ser submetidas à apreciação dos prefeitos em assembleia, ainda sem data marcada. A direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC foi procurada para comentar a decisão do Consórcio, mas não retornou.

OPERAÇÃO INTEGRADA

Reali avalia como positivo o início da operação de monitoramento integrado de trânsito na região, em vigor desde o dia 21. "Sentimos que houve melhora no fluxo, mas a avaliação precisa será feita apenas depois que as próximas medições de tráfego estiverem prontas, para que possamos ter base de comparação."

Início da Travessia Segura está mantido

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC reitera que irá lançar no dia 21 a campanha Travessia Segura, que visa preservar a integridade dos pedestres. Após três meses de adaptação, a previsão é de que as autuações a motoristas infratores comecem a ser aplicadas no fim de março. Quem parar sobre a faixa ou não der prioridade ao pedestre no local apropriado para a travessia receberá multa entre R$ 85,13 e R$ 191,53.

"Hoje, a gente tem o culto ao automóvel. Quem está no carro acha que tem a prioridade, mas a preferência é do ser humano", comentou o presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali (PT). No início, a campanha será intensificada entre os motoristas e, na sequência, expandida aos transeuntes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;