Setecidades Titulo Transportes
Diadema adotará Bilhete
Único a partir de março

Não está previsto aumento na tarifa que hoje custa R$ 2,80;
Com novidade, cidade será 4ª da região que oferece benefício

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema irá adotar a partir de março sistema de Bilhete Único no município. A integração temporal permitirá que o usuário faça baldeações gratuitas em intervalo de até 45 minutos. Não está previsto aumento na tarifa - custa R$ 2,80. Com a novidade, a cidade passa a ser a quarta da região que oferece o benefício.

O novo modelo de transportes, batizado de SOU (Sistema de Ônibus Urbano), foi anunciado ontem pelo prefeito Mário Reali (PT) e o secretário municipal de Transportes, Ricardo Perez. "A implementação do sistema será gradativa, sem mudanças radicais, até para não confundir a população", explica o titular da Pasta.

O primeiro dos cartões que entrará em funcionamento é o Vale-Transporte, cujo início está previsto para dezembro. Em janeiro, deve ser iniciada a operação do bilhete escolar. Os dois últimos subtipos serão o Criança Cidadã, que permitirá que a criança passe pela catraca sem cobrança de tarifa, e o Empresarial.
Perez explica que a implementação do bilhete não demandou custos adicionais à Prefeitura. "Quando é feita a licitação, já está previsto no edital que terá integração gratuita. A princípio, não estão previstos subsídios."

Desde 2008, Diadema já possuia bilhetagem eletrônica, o cartão Dia Fácil. O tíquete, no entanto, só servia para passe escolar e gratuidades, sem possibilidade de integração tarifária. Até então, as baldeações gratuitas eram feitas somente dentro dos terminais. A partir de março, a troca poderá ser feita em qualquer ponto.
Ontem, foram apresentados à população os novos modelos de ônibus do município. São 194 veículos zero-quilômetro, que a partir de hoje serão operados pelas viações Benfica e Mobibrasil. Todos os carros possuem adaptação para deficiente.

OUTRAS CIDADES

Na região, São Bernardo foi a primeira a criar Bilhete Único. Batizado de Cartão Legal, o tíquete oferece integração em até 90 minutos. Em maio, foi a vez de Mauá estender o benefício ao Cartão DaHora. A baldeação gratuita pode ser feita em até uma hora. São Caetano possui bilhete, mas a transferência sem custos só vale para três linhas. Santo André oferece a vantagem apenas para usuários do cartão estudante - distribuído a alunos, professores e funcionários de instituições de ensino. As demais cidades não têm bilhete único.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;