Cultura & Lazer Titulo Música de concerto
Jazz Sinfônica do Estado toca na região
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
01/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Jazz Sinfônica do Estado apresenta concerto de ritmos populares brasileiros amanhã em Santo André. Baião, choro e samba são contemplados pelo programa da apresentação, no qual a orquestra homenageia os principais compositores do gênero. A apresentação será realizada no Teatro Municipal, a partir das 20h, com entrada franca.

Para o público do Grande ABC, o espetáculo representa rara oportunidade de conhecer e ser anfitrião de orquestras criadas longe daqui.

Regida pelo maestro João Maurício Galindo, a formação, que já soma 22 anos em atividade, concentra, nos moldes eruditos, uma autênticaCF51 big band/CF jazzística, resultando em sonoridade bastante particular e engrandecedora.

Galindo está à frente da Jazz Sinfônica do Estado há 11 anos. O regente apresenta atualmente o programa "Pré-estreia" na TV Cultura, no qual são pinçados novos talentos da música de concerto.

REPERTÓRIO
O concerto de amanhã tem abertura com a obra do maestro Cyro Pereira, morto no ano passado, aos 82 anos. Foram escolhidas cinco composições suas para iniciar o espetáculo.

As músicas de Pereira trabalham sobre temas de autores como Adoniran Barbosa (1910-1982), Ary Barroso (1903-1964), Edu Lobo, Noel Rosa (1910-1937) e Tom Jobim (1927-1994).

Pereira foi o fundador da Jazz Sinfônica e trabalhou, durante os anos 1960, nos festivais realizados pela TV Record.

Ele era o grande maestro da atração, que revelou ao grande público compositores como Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo e Gilberto Gil, além das antológicas perfomances dos Mutantes (que tocaram em 1967 o clássico "Domingo no Parque", com Gilberto Gil) e Roberto Carlos, que à época também se apresentava como intérprete de canções de outros compositores.

"Asa Branca", de autoria de Humberto Teixeira (1915-1979) e Luiz Gonzaga (1912-1989), cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano, ganha novas variações pela composição de Luiz Arruda Paes (1926 -1999).

No repertório da orquestra no concerto de amanhã também estão músicas de Chico Buarque, Moraes Moreira e Nelson Ayres.

Jazz Sinfônica do Estado com regência de João Maurício Galindo - Concerto. Amanhã, às 20h. No Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário - Centro. Tel.: 4433-0789. Entrada Franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;