Memória Titulo Memória
E deu... Pixolé!

Primeiro campeonato interno do Esporte Clube Santo André...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Primeiro campeonato interno do Esporte Clube Santo André, realizado no Estádio Jaçatuba. O ano: 1992. Na final, Pixolé 2, Star Cabeleireiros 0. E deu Pixolé.

A lembrança e foto são do leitor José Carlos Moreno Morales.

O time base: Nilton, Dionísio, Laia, Marcos e Cláudio; Wagner, Gilmar e Marcelo; Morales, Valdemir e Baixinho; suplentes: João Goulart, Luis, Nelson, Valdir e Genival.

A Copa de 1958

A decisão, na Suécia, começou às 16h (10h do Brasil). Depois da missa das 9h, eu estava no Largo dos Meninos (hoje São João Batista, em Rudge Ramos), do Cine Boreal e do escritório Juca Pato. Uma torre de alto-falante retransmitia o jogo pela Rádio Bandeirantes, na voz de Edson Leite.

Valdevino Germano era o locutor que abria o serviço de alto-falante, com a ajuda do Amílcar Bitolo. Estava com eles, mais o Carlão, cunhado do Pinta.

A cada gol, uma vibração. Naquele ano eu completara 15 anos de idade. A comemoração do título foi nos bares do Dotto e do Ireno Patrizze, famílias tradicionais do bairro. Não havia nada de enfeites nas ruas e praças. Começava a minha vida de esportista – e lá se vão 56 anos de alegrias e saudades.

Augusto Toldo, pesquisador de Rudge Ramos

Era o bar do Bidula

Texto: Luiz Henrique Penchiari Jr, de Vinhedo

Soube que procura informações sobre o Bar do Bidula, que ficava na Rua Sergipe, esquina com uma rua de terra, posteriormente a Avenida Prestes Maia, construída entre 1971 e 1972.

À época o bar ficava bem em frente ao Córrego Santa Terezinha, canalizado para dar lugar à avenida.

Quando criança, eu morava no fim da Rua Municipal, ao lado do escritório da fábrica de móveis São Bento, de minha família. Frequentei o Bar do Bidula desde que nasci, em 1959, e até 1968, quando mudamos para a Avenida Wallace Simonsen.

Na verdade, não era apenas um bar, mas um empório. O Bar do Bidula tinha de tudo para alimentação. Foi um dos precursores dos minimercados. Ali eu ia comprar pão, leite, açúcar, ovos, arroz, farinha, óleo, etc... Não existiam supermercados. O primeiro foi a Cooperativa de Abastecimento dos Empregados da Simca do Brasil. Ficava na Rua Silva Jardim, quase esquina com a João Pessoa. Começou a funcionar por volta de 1965.

Já o Bar do Bidula mantinha a velha caderneta. Tudo que ali era comprado era anotado na caderneta. No fim do mês meu pai ia pagar a conta – um costume generalizado naquela ocasião. Anotações manuais, na base da confiança. Era o próprio Bidula quem marcava e, pasme, a lápis.

No fim da tarde chegava o pessoal da pinga. Permaneciam até umas 20h. O comércio fechava cedo.

Soube, já depois de adulto, por um tio hoje falecido (o Antonio de Oliveira, primo do meu pai e que foi sócio da fábrica São Bento) que o nome verdadeiro do Bidula era Abdulah, descendente de libaneses. Aportuguesou-se. Virou Bidula. Sua família inteira trabalhava no estabelecimento.

Às vezes, quando passo ali em frente, me lembro disso tudo e me pergunto como é que as coisas mudaram tanto? Lamento que pouca coisa tenha restado. Achava, mesmo, que eu era o único cara que lembrava do Bar do Bidula.

Santos do dia

Agatão

Antonio Maria Zacaria, médico e religioso

Filomena

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 5 de julho de 1984 – Ano 27, nº 5562

Manchete – Prefeitura de São Bernardo recua e não muda lixão do Alvarenga

Meio ambiente – Os quatro morros que circundam o Pico do Bonilha, ao lado da favela de Vila Esperança, em São Bernardo, vêm sendo desmatados clandestinamente. Ali está uma das poucas reservas de vegetação natural de São Bernardo.

Economia – BNH (Banco Nacional de Habitação) começa a operar o leasing imobiliário ou POC (Programa de Opção de Compra).

Município Paulista

Fernando Prestes. Elevado a município em 5-7-1935, quando se separa de Monte Alto.

Em 5 de julho de...

1914 – Aviador Eduardo Pacheco Chaves realiza o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, com duração de quase cinco horas.

1924 – Eclode levante revolucionário em São Paulo. É a Revolução de 1924. Durante 22 dias a cidade seria bombardeada. Daria origem à Coluna Prestes. Há no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, um jazigo com placa que lembra as vítimas.

1969 – Cláudio Feldman, de Santo André, autografa seu primeiro livro: Ciranda de mitos. E ganha um elogio do Diário: “Poesia de muito boa qualidade.”

- Toma posse a nova diretoria e conselhos do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, gestão 1969-1970. Na presidência da diretoria, Flavio Raul Faria.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: PECADO.

O ANO: 1977.

Visite exposição na Biblioteca Central da Umesp.

Até 31 de julho

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Música instrumental de diversos gêneros, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Destaques da edição: Caetano Veloso, Alegria, alegria; Chico Buarque, A banda; Gigliola Cinquetti, Non ho l’eta per amarti, a pedido de Sinésio Cruz, de Santo André.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Os 100 anos do primeiro voo direto entre São Paulo e o Rio de Janeiro, realizado por Edu Chaves, aviador que hoje é nome de bairro na Zona Norte paulistana; a cidade de São Paulo foi bombardeada por tropas federais em um episódio que ficou conhecido como a Revolta dos Tenentes; relíquias do futebol mostradas em uma exposição que conta a história desse esporte, através dos tempos. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com Glória de Siqueira Fabri, presidente da Instituição Nosso Lar, de Santo André, que contará a história dos 60 anos desta casa de idosos. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A história da PRK-30, com seus principais personagens, Lauro Borges e Castro Barbosa, e o criador desse quadro, Renato Murce (segundo de dois programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;