Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Quarta Divisão reclama da Saúde

Falta de médicos e demora no atendimento são queixas dos moradores

Caroline Garcia
Especial para o Diário
24/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Por fora, a única UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Quarta Divisão, em Ribeirão Pires, está bem-acabada, com pintura nova e banquinhos de espera. Por dentro, o espaço também é grande, mas os moradores que lotam as cadeiras reclamam da falta de médicos e da demora para agendar consulta.

"A gente precisa marcar com muito tempo de antecedência, quando está bem de saúde. Porque se hoje eu chegar doente, querendo uma consulta, só vou conseguir vaga em outubro", disse o aposentado Célio Dias de Paiva, 70 anos.

Outra moradora que reclama é a comerciante Queila Almeida, 22. "Se chegar passando mal, preciso esperar para ver se alguém desiste para abrir uma vaga. Agora, se chegar morrendo, morro ali mesmo."
Na cidade, há dois hospitais e nove UBSs. O Hospital e Maternidade São Lucas, o único público, fica a 8,5 quilômetros do bairro, no Jardim Itacolomy, cerca de 15 minutos de carro.

O farmacêutico da única drogaria do Quarta Divisão, Adilson Aparecido Bernardes, 46, disse que a maior procura no estabelecimento é por medicamentos com prescrição médica. "Apesar de ter farmácia dentro da UBS, a gente ouve o pessoal reclamando da falta de remédios."

Segundo a Prefeitura de Ribeirão Pires, a UBS do bairro funciona como Unidade de Saúde da Família, e no local há médico generalista, ginecologista/obstetra e pediatra, além da equipe da Saúde da Família, formada por enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem e agentes de Saúde. Quando é constatada necessidade de atendimento especializado, os pacientes são encaminhados para a rede municipal ou unidades referência do município.

Amanhã, o Quarta Divisão recebe a ação social Diário do Grande ABC nos Bairros. Das 9h às 16h, os moradores poderão realizar atividades gratuitas relacionadas à Saúde e lazer, na UBS e no Centro de Esportes do bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;