Política Titulo Mamografia
Rio Grande desafogará demanda por mamografia
Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
18/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A carreta móvel da mamografia do governo do Estado chegou a Rio Grande da Serra ontem. O programa, intitulado Mulheres de Peito, permite exame de mamografia dentro do automóvel, desafogando a demanda de atendimentos no sistema municipal. A cidade governada pelo prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) é a terceira do Grande ABC a abrigar o projeto, que já passou por Santo André e Diadema.

De acordo com o deputado Orlando Morando (PSDB), um dos articuladores do programa na região, a carreta móvel já realizou cerca de 14 mil procedimentos. “Esse é um programa para salvar e proteger vidas. Foi uma decisão acertada do governo estadual em ajudar a suprir a necessidade do sistema de Saúde municipal a atender a população”, destacou. “Outros municípios, assim como Rio Grande da Serra, serão contemplados com o programa.”

Para efetuar o exame, mulheres entre 50 a 69 anos poderão se dirigir à carreta, que estará até o fim do mês estacionada na Praça da Bíblia, região central da cidade. O objetivo do programa é fazer rastreamento contínuo da saúde e detectar precocemente eventuais sinais de câncer de mama. Havendo suspeitas no diagnóstico, a paciente será encaminhada ao Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, para prosseguir com o tratamento. Estima-se que cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano com a ajuda das carretas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;