Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Intolerância a lactose

Distúrbio digestivo que ocorre quando o organismo não produz a enzima lactase

Leo Kahn
Do Diário do Grande ABC
06/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Distúrbio digestivo que ocorre quando o organismo não produz, ou o faz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose (açúcar do leite).

Quando essa lactose não é digerida, ela passa pelos intestinos, podendo se acumular e ao ser fermentada causa edemas e irritações que dificultam a absorção de vitaminas e minerais.

É importante destacar que a intolerância a lactose não é o mesmo que alergia ao leite, pois a alergia ocorre quando a proteína do leite é ingerida e acontece uma reação com sintomas muito mais severos como: congestão respiratória, edema, coceira, vômitos e outros.

A deficiência primária em lactase é um problema que dura à vida inteira, sendo necessário substituir o leite e seus derivados na dieta, mas existe outro tipo de intolerância a lactose chamada vulgarmente de ‘temporária’, que se manifesta quando o organismo do bebê ainda não está ‘maduro’ o suficiente para assimilar grandes doses de lactose, sendo que este tipo de deficiência tende a desaparecer com a idade.

Acomete principalmente indivíduos de origem asiática, africana, mediterrânea e do Norte europeu, sendo que no Brasil cerca de 70% apresentam algum tipo de intolerância. Nos Estados Unidos essa porcentagem atinge 30 milhões de pessoas com idade inferior a 20 anos.

Existem três formas desta deficiência:

Congênita – por um problema genético, a criança nasce sem condições de produzir lactase, forma rara e crônica.

Primária – diminuição natural e progressiva na produção de lactase a partir da adolescência e até o fim da vida, é a mais comum.

Secundária – a produção de lactase é afetada por doenças  intestinais, como diarreias, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, doença celíaca, ou alergia à proteína do leite, pode ser temporária e desaparecer com o controle da doença de base.

Sinais e Sintomas:

- Distensão abdominal;

- Cólicas;

- Diarreia;

- Flatulência;

- Náusea;

- Bebês ou crianças podem ter um crescimento mais lento ou perda de peso.

- Os sintomas costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão de leite in natura, de seus derivados.

- O diagnóstico é realizado pela história, avaliação clínica e através de exames específicos: enteroscopia, teste de intolerância a lactose, teste de hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes.

SAIBA MAIS:

Geralmente, a diminuição ou a remoção de produtos lácteos da dieta melhora os sintomas da intolerância a lactose.

Leia os rótulos dos alimentos para saber qual é a composição do produto e também a bula dos remédios, porque vários deles incluem lactose em sua fórmula.

Leite de soja, de arroz, de aveia não contém lactose.

Ausência de leite na dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína.

Talvez, seja necessário encontrar novas maneiras de acrescentar cálcio à sua dieta, são necessários 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia.

Verduras de folhas verdes, como brócolis, couves, agrião, couve-flor, espinafre, assim como  feijão, ervilhas, tofu, salmão, sardinha, mariscos, amêndoas, nozes, gergelim, certos temperos (manjericão, orégano, alecrim, salsa) e ovos também funcionam como fontes de cálcio;

Como a intolerância a lactose não é uma doença e sim uma deficiência do organismo, ela pode ser facilmente controlada, permitido que a criança tenha uma vida saudável e tranquila.

A maioria das pessoas com baixos níveis de lactase pode tolerar de 55 a 115 gramas de leite de uma só vez (até meia xícara) sem ter sintomas.

O tratamento de intolerância a lactose baseia-se na fixação de um nível de tolerância.

Para identificar e tratar de uma criança com a intolerância é necessário à avaliação de um médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;