Setecidades Titulo Área de risco
MP prorroga prazo para providências no Tancão da Morte

Prefeitura de Santo André terá mais 90 dias para apresentar reorganização do parque

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
30/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Atendendo a pedido do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Cidadania da cidade prorrogou em 90 dias o prazo para que o Executivo apresente projeto de readequação do Parque Guaraciaba, onde está localizado o Tancão da Morte. Em janeiro, cinco jovens de Mauá com idade entre 12 e 17 anos morreram afogados no reservatório. A entrada no local é proibida, mas os garotos utilizaram acesso clandestino.

Após a tragédia, o MP havia dado três meses (período encerrado ontem) para que Prefeitura interditasse completamente a área. O Executivo, no entanto, passou a cogitar a revitalização do espaço. Na semana passada, a administração solicitou mais prazo.

Segundo o promotor Marcelo Santos Nunes, o pedido foi aceito porque o poder público vem adotando medidas de reorganização da área verde. “A prorrogação do prazo foi autorizada por conta da complexidade do projeto, que demanda muitas especialidades, além de envolver o meio ambiente e a participação social”, disse Nunes.

Grana afirmou que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desenvolve projeto para a construção de um parque que ofereça condições de segurança e seja útil à população. No entanto, é preciso garantir os recursos financeiros, o que demanda tempo. “Temos de buscar ação que tenha viabilidade econômica e o município não tem recursos para arcar com isso sozinho. O investimento e os custos de manutenção são muito altos”, explicou o prefeito, que preferiu não estimar qual valor seria suficiente para a realização da proposta. “Como o projeto está sendo elaborado, qualquer número que eu dissesse seria chute”, ressaltou.

Para obter a verba, Grana buscará diálogo com o governo do Estado e também com a iniciativa privada. O prefeito acrescentou que o planejamento será discutido em conjunto com a comunidade local, durante os debates do Orçamento Participativo.

INICIATIVAS

Entre as medidas emergenciais tomadas depois do acidente com os cinco rapazes, a Prefeitura intensificou a segurança e reforçou a sinalização. Até o término do verão, foi disponibilizado barco a motor nas águas do reservatório. GCMs (Guardas-Civis Municipais) intensificaram a vigilância no local durante a estação.

Com a chegada do outono, a embarcação está estacionada na base da GCM do Parque do Pedroso, próximo ao Tancão da Morte, mas o monitoramento continua sendo feito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;