Política Titulo Transporte
Donisete evita dar prazo e MauáTrans deve sair em 2014

Prefeito alegou que envio da matéria à Câmara está condicionado a uma série de fatores

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
30/11/2013 | 07:02
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A criação da MauáTrans corre o risco de ficar para o ano que vem. Após dar dois prazos para o envio do projeto ao Legislativo, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), disse que o texto não está pronto e condicionou a votação da matéria a uma série de fatores.


A autarquia para regulamentar o sistema municipal de transporte foi classificada como uma das prioridades da administração para o ano. A lei era aguardada em outubro e depois o prazo se estendeu para a segunda quinzena de novembro. “Temos 17 projetos (do Executivo) na pauta (do Legislativo) que precisam ser votados antes de discutir a MauáTrans. Quero me reunir com os vereadores para ver o que é possível votar nos próximos dias e depois debater esse tema da autarquia”, disse o comandante do Paço. A reunião será na semana que vem.


O chefe do Executivo alegou que existem questões ligadas ao sistema de transporte que precisam ser solucionadas antes de criar a empresa pública. “Vamos apresentar o texto diante da licitação do novo modelo (de gestão). Estamos criando novos parâmetros”, justificou o prefeito.


O certame estava marcado para ocorrer neste mês, mas também foi postergado e não há perspectiva de lançamento. “Estamos quase concluindo a fase de formulação do edital. Precisamos fazer algo de acordo com as decisões da Justiça e ainda não há uma total definição”, ponderou Donisete.


Em setembro, o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) decidiu que o município deve gerenciar o sistema de transporte. Com isso, o Executivo cancelou o contrato com a Viação Cidade de Mauá, empresa operante no Lote 2, e fechou um acordo emergencial com a Suzantur. Porém, a Justiça do Amazonas concedeu liminar favorável para a Cidade de Mauá e ordenou o cancelamento da contratação em regime de urgência.


No dia 18, o TJ-SP derrubou a liminar da Leblon, que atuava nas linhas do Lote 1. A Suzantur foi designada para operar em cinco trajetos que antes pertenciam inicialmente à viação. A Leblon deixará de operar mais duas linhas hoje, em cumprimento a ofício da Secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;