Internacional Titulo Acordo nuclear
UE deve reduzir sanções
ao Irã já em dezembro

Acordo preliminar entre Teerã e potências sobre
programa nuclear foi assinado no final de semana

25/11/2013 | 06:59
Compartilhar notícia
Mohammad Berno/Presidência Oficial/Associated Press


O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse hoje que a União Europeia provavelmente reduzirá sanções impostas ao Irã já em dezembro, após Teerã ter assinado um acordo preliminar sobre seu programa nuclear com as potências econômicas no fim de semana.

Os países-membros da UE deverão votar sobre o alívio das sanções durante uma reunião de cúpula de ministros de Finanças prevista para as próximas semanas, afirmou Fabius. A aprovação precisa ser unânime, explicou o ministro.

Segundo Fabius, a flexibilização das sanções será limitada, específica e reversível, de forma que voltem a valer caso o Irã não cumpra seus compromissos. Ele detalhou que restrições impostas a investimentos na indústria automobilística do Irã estarão entre as sanções a serem levantadas no mês que vem.

No ano passado, as montadoras francesas Peugeot Citroën e Renault fecharam operações no Irã após a UE ampliar sanções ao país. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;