Economia Titulo
BoJ: Mantém política monetária inalterada
Por
21/11/2013 | 03:14
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, o banco central do país) decidiu por unanimidade manter inalterada a meta da política monetária e repetiu que a economia continua no caminho para uma recuperação gradual apesar das incertezas sobre o crescimento dos outros países.

"O Banco do Japão vai conduzir operações no mercado de moedas para impulsionar a base monetária a um ritmo anual de 60 a 70 trilhões de ienes", informou a instituição. O BoJ acrescentou que a sua compra de ativos financeiros vai continuar operando como foi decidido em abril.

O banco central vai continuar aumentando sua cota de títulos do governo japonês a um ritmo de 50 trilhões de ienes anuais. O vencimento médio dos títulos comprados pelo banco vai continuar sendo de cerca de sete anos.

O BoJ manteve sua avaliação de que a economia japonesa "tem se recuperado moderadamente" e "deve continuar a se recuperar de forma moderada".

O banco central destacou que as "economias estrangeiras como um todo estão melhorando moderadamente, embora ainda não vejamos uma performance brilhante". No mês passado, a instituição havia dito que as economias estavam "gradualmente se dirigindo a uma recuperação".

A análise do banco sobre os componentes principais da economia permaneceu mais ou menos inalterada: exportações em geral tem se recuperado, a produção industrial tem crescido moderadamente, investimentos têm melhorado, e o consumo privado continua resistente.

O BoJ espera que a taxa de crescimento anual do índice de preços ao consumidos "cresça gradualmente" na direção de uma inflação estável em torno de 2%. Atualmente, a inflação do Japão está abaixo de 1%.

"Sobre riscos, ainda há um alto nível de incertezas para a economia japonesa, inclusive nas projeções para o problema da dívida europeia, o desenvolvimento das economias emergentes e exportadoras de commodities, e o ritmo de recuperação dos EUA", afirmou o banco central. Fonte: Market News International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;