Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Furo da orelha fecha?

Descubra como o organismo reage à colocação de brinco e como evitar alergias.

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
10/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Pode ser bolinha ou pedrinha. Dourado ou prata. Grande ou pequeno. A verdade é que o brinco é acessório comum. Tanto que logo que o bebê nasce, mães optam por furar as orelhas das filhas. Quando o brinco é colocado, o local pode ficar vermelho e inchado. Se tirar o acessório, corre-se o risco dos furinhos taparem.

Os especialistas explicam que, sem os brincos, os buraquinhos podem fechar em cerca de um mês. Esse é o tempo que leva, geralmente, para a pele ao redor do brinco cicatrizar. A pele cria casquinha no local, formando um tipo de túnel.

Na primeira fase da cicatrização, a área inflama como forma de o organismo agir para expulsar o ‘objeto estranho’. Em seguida, as células produzem substância que fica por baixo da casquinha, onde se forma a nova pele. Para evitar infecção e acelerar o processo,nunca se deve mexer na casquinha.

As células mortas e algumas secreções podem também ocluir (fechar) temporariamente esse túnel. Quando o furinho fica ‘entupido’ é como se a pele ficasse unida novamente. Muitas vezes, nesse caso, pressionar a pontinha do acessório sobre o furo desentope o canal (sai espécie de massinha branca) e é possível colocá-lo novamente.

Mas quando passa muito tempo sem o brinco (vários meses) é necessário furar outra vez. No caso dos adultos, é mais difícil que isso aconteça. As mulheres usam acessórios pesados ao longo da vida, o que torna o orifício maior e dificulta que as células se unam novamente, formando novo tecido (pele).

O que fazer quando dá alegria? - Os brincos são feitos com mistura de alguns metais que, em sua maioria, contêm uma substância chamada níquel. É a principal responsável por inflamar as orelhas, afinal, nosso organismo entende que trata-se de um objeto estranho e tenta expulsá-lo de qualquer jeito. Já os brincos de ouro não possuem mistura de muitos metais, são mais ‘puros’, por isso são ideais para furar as orelhas.

Como alergia não tem cura, o tratamento é evitar o contato com esses brincos. A irritação na pele é chamada de dermatite e forma bolinhas vermelhas que coçam muito. Quando a orelha já está nesse estágio é preciso usar pomadas anti-inflamatórias. Tendo alergia ou não, o recomendado é sempre limpar o brinco, com água e sabão ou com álcool, isso impede que infecções aconteçam.

Saiba mais

> Antigamente, os brincos de ouro eram usados por marinheiros. Eles acreditavam que o uso do acessório os ajudava a enxergar melhor.

> Nos Estados Unidos e Reino Unido, as meninas só furam as orelhas no fim da pré-adolescência.

Consultoria da dermatologista Daniela Taniguchi, da Faculdade de Medicina do ABC.

*Quem perguntou? Tiffany Souza Dias, 10 anos, de Santo André, conta que os furinhos das suas orelhas fecharam no ano passado. “Usei brinco que o deixou inflamado. Como fiquei sem usar, precisei ir na farmácia furar de novo. Nem doeu”, diz a menina, que adora trocar o acessório. “Na escola uso um de bolinha e para sair escolho um que combina com a roupa, mas tomo cuidado para não machucar.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;