Esportes Titulo Brasileirão
São Paulo surpreende
e bate o líder Cruzeiro

Na luta contra a degola, time paulista joga de igual
para igual no Mineirão e leva três pontos para casa

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
10/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Paulo Fonseca/AE


O que parecia improvável, aconteceu. O desacreditado São Paulo foi ao Estádio do Mineirão e calou os 40 mil torcedores presentes para empurrar o líder Cruzeiro. O Tricolor bateu de frente com os mineiros, construiu cenário favorável e venceu por 2 a 0, placar que evitou o retorno à zona de rebaixamento. Com o resultado, o time foi a 33 pontos, na 16ª posição. A Raposa ainda é líder isolada, com 56.

A primeira etapa foi bastante equilibrada. Apesar das equipes se encontrarem em posições distintas na tabela de classificação, o líder Cruzeiro não encontrou facilidades para passar pela forte marcação do São Paulo, que briga contra o rebaixamento. Os times se enfrentaram de igual para igual, com chances lá e cá.

Quem criou a primeira boa chance de gol foi o São Paulo. Aos 13 minutos, Rodrigo Caio carregou desde o campo defensivo, avançou com o espaço e arrematou de longe. Fábio, no centro do gol, espalmou. Um minuto depois, Wellington serviu Ademilson, que por pouco não chegou na bola.

O Cruzeiro mantinha a posse de bola, pressionava, mas o Tricolor seguia criando oportunidades. Aos 21, Reinaldo tentou cruzar para a área, pegou mal na bola, mas ela foi em direção ao gol. Fábio se esticou todo e salvou o tento visitante.

Aos 23, o time mineiro criou, enfim, a primeira chance de abrir o placar. Após levantamento para a área, Ricardo Goulart cabeceou na pequena área e Denis fez excelente intervenção, impedindo gol praticamente certo dos mineiros.

Mas o São Paulo não se abateu. Ademilson partiu desde a intermediária, fintou a marcação, invadiu a área e soltou a bomba, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Apesar do maior volume, a melhor chance da primeira etapa foi cruzeirense. Aos 31, Ricardo Goulart tabelou com Borges e bateu para o gol. Denis fez grande defesa, mas espalmou para o lado. A bola caiu nos pés de Willian, que tentou bater de primeira, com o gol aberto, mas incrivelmente acertou o pé da trave.

Antes do intervalo, Paulo Henrique Ganso ainda tentou deixar o Tricolor em vantagem em arremate de longe, mas Fábio espalmou.

Na segunda etapa, o Cruzeiro exercia falso domínio sobre o rival. Apesar de mais posse, não assustava. Do outro lado, porém, o São Paulo era insinuante e dava trabalho. Aos seis, Maicon arriscou e ficou no quase. A resposta cruzeirense veio aos nove, em arremate de Willian que passou perto.

Aos 15, Ademilson carregou na diagonal, passou por dois marcadores e chutou cruzado. A bola passou rente à trave. Aos 26, em cobrança de falta, Ganso ainda acertou o travessão. O gol são-paulino parecia maduro, questão de tempo. E ele veio aos 30. Após boa trama ofensiva, Welliton recebeu, segurou, esperou a chegada de Douglas e apenas rolou para o lateral encher o pé: 1 a 0.

O tento não só animou os paulistas como desestabilizou os mineiros. Tanto que, aos 34, após bela jogada, Ganso sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou, a bola bateu na barreira e sobrou para Ademilson cruzar. Reinaldo e Everton Ribeiro fecharam na frente do gol e o cruzeirense marcou contra: 2 a 0.

Daí em diante, sob gritos efusivos da torcida e cantos de “É, Muricy!”, o São Paulo administrou a vitória e comemorou três importantes pontos.


Tricolores exaltam postura e já miram o clássico


Mesmo sem Rogério Ceni, Antônio Carlos e Luís Fabiano, o São Paulo foi digno da alcunha que o consagrou há algum tempo: soberano. E tal postura foi exaltada pelos jogadores tricolores, que pedem manutenção do comportamento para o clássico de domingo, contra o Corinthians, no Morumbi.

“Saímos do Mineirão com esse espírito para chegar no Morumbi da mesma forma, um ajudando o outro, cada um deu o ‘algo a mais’ para sair com o resultado positivo”, destacou o lateral-esquerdo Reinaldo. “Independentemente de esquema, o Muricy vem fazendo um excelente trabalho, pedindo para a gente dar um algo a mais e fizemos isso aqui hoje (ontem) no Mineirão”, emendou.

Na opinião do lateral-direito Douglas, o Tricolor deu mostras de que pode se afastar da zona do rebaixamento e buscar um posicionamento mais tranquilo na classificação.

“Não pode estar nessa situação uma equipe que trabalha forte o dia a dia. Cada partida a gente vem oscilando bastante, mas vem mostrando que é equipe que vem crescendo e pode buscar algo melhor na tabela. Hoje demonstramos isso contra o líder, que vem ganhando tudo aqui dentro, mas demonstramos que temos condições de lutar por um lugar mais acima”, disse o autor do primeiro gol.

Já o volante Wellington, que junto de Paulo Henrique Ganso está fora do clássico (suspensos), celebrou a vitória. “Um passo muito grande. Três pontos importantes fora de casa. Infelizmente estou fora do clássico, queria estar lá ajudando meus companheiros, mas vou estar na torcida.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;