Economia Titulo Inflação
IGP-DI de junho desacelera e sobe 0,69%
05/07/2012 | 08:30
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou de maio para junho, passando de 0,91% para 0,69%. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGP-DI do mês passado ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma elevação entre 0,53% e 0,72%, e acima da mediana encontrada com base neste intervalo, de 0,60%.

 

Até junho, o indicador acumula altas de 3,59% no ano e de 5,66% em 12 meses. Embora não seja mais usada no reajuste da tarifa de telefone, a taxa acumulada do IGP-DI ainda é usada como indexadora das dívidas dos Estados com a União.

 

A FGV informou também os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, subiu 0,89% no mês passado, após registrar alta de 0,91% em maio. Por sua vez, o IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve aumento de 0,11% em junho, em comparação com a alta de 0,52% em maio. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou elevação de 0,73% no mês passado, em comparação com a taxa positiva de 1,88% em maio. O período de coleta de preços para o IGP-DI de junho foi dos dias 1º a 30 do mês passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;