Economia Titulo
Publicidade: gigantes mundiais fazem propostas por empresas brasileiras
Por Do Diário do Grande ABC
16/10/1999 | 15:52
Compartilhar notícia


No mercado publicitário há quatro grupos brasileiros que resistem bravamente ao assédio dos gigantes mundiais. DPZ, FischerAmerica, W/Brasil e Talent sao os objetos do desejo, pelo prestígio consolidado por seus profissionais e, é claro, pelas suas gordas contas.

Roberto Duailibi, sócio da DPZ, conta que, somente neste ano, sua agência recebeu 12 propostas. "Recebemos todos, somos educados, mas nao queremos vender a agência", diz ele, sobre o clima ansioso do mercado.

"Nao tenho motivo para vender a Talent, aliás, nós é que estamos estudando a aquisiçao d empresas especializadas em Internet e mídia", diz Júlio Ribeiro, presidente de um grupo que também possui a Talent Biz e tem 40% da QG. Para ele, um grupo brasileiro pode ser forte em publicidade. Sobre as propostas que vem recebendo há pelo menos três anos, ele responde: "Por que ser raposa se podemos ser cachorro?"

Expansao da Prax - Provavelmente a W/Brasil também é um dos alvos da publicidade brasileira para os grandes grupos internacionais, mas é a sua holding que tem ido às compras. A Prax Holding, controlada pelos sócios da W/Brasil, comprou, no dia 29, a Konig Parra Marketing Promocional e a S&A Design. Com isso, ela controla ou tem participaçao em dez empresas de comunicaçao. Em 14 de setembro, a Guimaraes Profissionais de Comunicaçao e Marketing e a Thymus Consultoria em Identidade de Marca associaram-se à Prax, criada em janeiro de 1998 por Javier Llussá Ciuret, quando se afastou da vice-presidência da W/Brasil.

Em 22 de maio do ano passado, a Prax comprou 40% das açoes da Lew, Lara Propaganda. Também integram a Prax as agências de publicidade Propaganda Registrada e W/Portugal, a empresa de design Made in Brasil, e a de mídia eletrônica Pop Com.

"Quanto mais global, mais importante o diferencial regional", afirma Antonio Fadiga, sócio e diretor-geral da FischerAmerica, empresa que se prepara para criar uma agência de publicidade multinacional, a partir do Brasil.

No mercado comenta-se que, depois de chegar à Venezuela, com a Nölck FischerAmerica, a organizaçao estaria em conversaçoes com agências da Argentina, Chile, Uruguai, México e Estados Unidos (Califórnia e Flórida).

Total - Além de Sao Paulo, a FischerAmerica está no Rio (FischerAmerica), Porto Alegre (FischerAmerica Dez), Brasília (FischerAmerica Sette Graal) e Curitiba (FischerAmerica Heads). O Grupo Total tem três agências: FischerAmerica, D+ e UpGrade.

Se a atual conjuntura econômica permite análises pessimistas, com os grandes ameaçando engolir os pequenos, Dualibi explica que a DPZ nasceu há 31 anos, no inesquecível 1968. "O clima político e econômico era muito pior que o atual."

Para ele, o mercado nao se está concentrando, apesar de os investimentos dos anunciantes terem diminuído aproximadamente 10%, comparados aos do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;