Política Titulo Campanha
Lula vai priorizar G-4
petista na eleição

Marinho, Grana, Donisete e Reali são os escolhidos; ele
assistiu ontem ao minidocumentário 'Pela Primeira Vez'

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
04/07/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


Mesmo sem ainda estar em plenas condições físicas para participar da campanha eleitoral no Grande ABC, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que subirá no palanque dos candidatos petistas de quatro cidades da região. Ele assistiu ontem, no Cenforpe, em São Bernardo, à exibição do minidocumentário Pela Primeira Vez.

Ao ser questionado se participaria efetivamente das campanhas do PT no Grande ABC, Lula respondeu categoricamente, apesar da dificuldade na fala: “Lógico”.

O ex-presidente disse que subirá nos palanques do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e de Diadema, Mário Reali, que tentam a reeleição, e dos deputados estaduais Carlos Grana e Donisete Braga, candidatos em Santo André e Mauá, respectivamente.

O líder petista não fez referência aos postulantes do partido às Prefeituras de São Caetano (Edgar Nóbrega), Ribeirão Pires (Maria Inês Soares) e Rio Grande da Serra (Claudinho da Geladeira).

 

FILME

Pela Primeira Vez é de autoria de Ricardo Stuckert, fotógrafo do ex-presidente entre 2003 e 2011, e que atualmente trabalha no Instituto Lula. “É o retrato fiel da passagem de poder à primeira mulher presidente do Brasil”, disse Lula, emocionado, em referência a Dilma Rousseff.

Foi a segunda exibição pública do média-metragem, que teve a pré-estreia em abril, no Museu Nacional do Complexo Cultural da República, em Brasília.

A película retrata a posse de Dilma em 1° de janeiro de 2011 e o último dia de Lula no comando do País. O filme termina com o petista sendo recebido por uma multidão em seu apartamento em São Bernardo. “Eu comecei (exibindo) em Brasília porque o filme começa lá e termina em São Bernardo. Eu segui à risca o roteiro e agora vou rodar as outras capitais”, disse Stuckert. O filme será apresentado em Manaus e Salvador, e depois entrará no circuito de exibição.

O fotógrafo revelou que registrou todo o segundo mandato do ex-presidente (2007 a 2010), e que desse material bruto começará a produzir um documentário a partir de 2013. “Ninguém viu esse material, que está guardado”, disse Stuckert.

O material gravado, rico em bastidores da rotina de Lula no comando do Palácio do Planalto, não tem previsão para ficar pronto. “As pessoas poderão ver a radiografia de um presidente no exercício do poder.”

No fim da exibição, Marinho elogiou o documentário e considerou que o modo como Dilma foi conduzida ao Palácio do Planalto foi um marco na história política do País.

 

Prefeito traz Dilma para últimas inaugurações

 

Demonstrando ter estudado a legislação eleitoral a fundo, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), anunciou que não participará de inaugurações a partir de sexta-feira, quando começa a campanha.

Se ontem estava em um evento público com o ex-presidente Lula, amanhã Marinho vai inaugurar, às 11h, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas Alves Dias/Assunção, com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.

O prefeito negou qualquer relação da visita da presidente com a véspera do período eleitoral. “É a programação da entregas das obras. Já entregamos várias UPAs, essa será a oitava. Ela (Dilma) teve oportunidade de vir em outras ocasiões e não pôde. Agora está confirmado”, disse.

Amanhã à tarde, Marinho entregará 100 apartamentos no Conjunto Nova Silvina. A ideia é que Dilma também participe do ato.

Enquanto se prepara para receber a visita da presidente – que já declarou que não participará das eleições municipais – Marinho projeta a participação de Lula na campanha a partir de meados de agosto. “Se a partir desse período ele estiver à disposição, será uma contribuição excepcional. A ideia é ele participar em São Paulo e na Região Metropolitana.”

 

ADESÃO DO PMDB

O PMDB definiu ontem a participação no projeto de reeleição de Marinho. A sigla vai coligar no pleito à Câmara com PP, PR e PPL.

Está prevista para hoje coletiva de imprensa com a participação do presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi, para ratificar a aliança com Marinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;