Nacional Titulo
Governo pagará US$ 10 mi para brasileiro ir em viagem espacial
Por
17/10/2005 | 07:43
Compartilhar notícia


O governo federal vai investir cerca de US$ 10 milhões na primeira viagem de um brasileiro ao espaço, num projeto que, para o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Sérgio Gaudenzi, aproximará o Brasil do seleto grupo de países do primeiro time da tecnologia espacial. Para Gaudenzi, a missão do astronauta Marcos César Pontes, que deverá passar oito dias na ISS (Estação Espacial Internacional), em março do ano que vem, fará o Brasil "mudar de patamar" no cenário internacional.

"A viagem do primeiro brasileiro ao espaço vai divulgar mais o programa espacial brasileiro do que nós faríamos em anos e anos, sem a viagem. Será um marco no programa", afirmou Gaudenzi. Nesta segunda-feira, o presidente a AEB terá um encontro com o chefe da agência espacial russa, Anatoli Perminov.

Nesta terça-feira, eles assinarão o contrato da viagem, na presença dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em visita oficial ao país.

Gaudenzi tem a expectativa de que o tenente-coronel Marcos Pontes, que chegou no início da semana à Rússia, onde fará um rigoroso treinamento até a viagem, possa ir à cerimônia, para encontrar os presidentes Lula e Putin. Tudo dependerá de autorização da rigorosa agência russa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;