Esportes Titulo
Handebol: nova chance para ir a Pequim
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
08/08/2006 | 08:18
Compartilhar notícia


A Federação Internacional de Handebol (IHF) anunciou no último final de semana mudanças na classificação à Olimpíada de Pequim (2008), na China, que poderá beneficiar os países emergentes na modalidade como o Brasil. Até então, conquistar o ouro no Pan-Americano era a única oportunidade de uma seleção sul-americana disputar os Jogos Olímpicos, já que o Mundial de Handebol é dominado pelas potências européias. Agora, a entidade pretende organizar um Pré-Olímpico no qual mais vagas serão colocadas em jogo. A novidade foi anunciada ontem pelo presidente da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Manuel de Oliveira, durante a apresentação da 10ª Liga Nacional Masculina e Feminina, que começa na quinta-feira.

Além disso, a Federação Internacional deseja criar a Copa de Campeões de Clubes, com duelos de ida e volta. “Como temos times fortes no Brasil, temos grandes chances de receber de duas a três vagas”, explicou Oliveira, que vê nestas mudanças o reconhecimento pelo trabalho realizado no país. “A evolução do handebol brasileiro impressionou os dirigentes, embora nossa equipe esteja longe do grande centro, que é a Europa”, completou.

Liga – A competição contará com 19 times (dez no masculino e nove no feminino). O torneio feminino terá uma equipe a menos em função da desistência do Mauá/ Universo, do Rio, que foi extinto por causa de divergências entre o clube e o patrocinador. Já os times do Grande ABC – Metodista/São Bernardo e Imes/São Caetano no masculino; Metodista/São Bernardo e São Caetano no feminino – entram em quadra para recuperar a hegemonia perdida na última temporada. O Unifil/ Londrina e o Guarulhos levantaram as taças em 2005.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;