Palavra do Leitor Titulo
MP 540, produção nacional e emprego

As negociações entre sindicalistas e representantes do governo federal no sentido...

Dgabc
07/11/2011 | 00:00
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Artigo

As negociações entre sindicalistas e representantes do governo federal no sentido de modificar a Medida Provisória 540 de 2/8/2011, que institui o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras têm o claro propósito de ampliar, no campo da produção nacional de veículos, a quantidade de autopeças dos atuais 65% para 80%. Isso porque pelo modelo vigente que prevê 65% dos componentes nacionais, estes não passam de 21% do total dos veículos.

A razão para tanto se deve ao fato desse total (65%) ser complementado com até 35% de componentes importados. Significando dizer que a própria legislação que instituiu tais regras estabelece que os 65% podem ser calculados sobre o faturamento das empresas produtoras de veículos e não com o que se gasta com componentes constituintes do veículo em si. Para se entender melhor a questão, cabe ressaltar que as empresas que produzem veículos automotores em território nacional podem incluir nessa totalidade despesas administrativas, com publicidade e ainda o lucro. O que acaba por provocar redução significativa no percentual de componentes dos veículos aqui produzidos para 21%.

A intenção do sindicalismo que representa os trabalhadores do setor automotivo brasileiro é negociar mudanças urgentes na MP para alterar essa lógica, uma vez que o atual modelo é fator que dificulta a geração de empregos no Brasil. Queremos que o atual percentual de 65% seja elevado para 80%, o que amplia os componentes nacionais dos veículos de 21% para 36% e a redução de peças importadas que hoje alcança 35% para no máximo 21%. Com tais mudanças a nossa intenção é preservar a produção nacional e a geração de empregos. Além disso, pleiteamos junto ao governo que parte dos investimentos (0,5% do faturamento) que as montadoras de veículos beneficiadas pela redução do IPI terão de destinar à inovação tecnológica possa ser direcionada à qualificação profissional.

Para cada emprego gerado diretamente pelas empresas montadoras outros sete são gerados na cadeia automotiva. O que é não pouco. A nossa luta se dá em várias frentes, principalmente junto ao Poder Executivo e no Congresso Nacional, para assegurar que o desenvolvimento econômico e social brasileiro se dê de forma sustentável e com a garantia de direitos aos trabalhadores.

Aparecido Inácio da Silva é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP.

PALAVRA DO LEITOR

Moto x transporte

O aumento da frota de motos em circulação está totalmente ligado e motivado pela carência de transporte público nas grandes metrópoles brasileiras somado à falta de gestão do poder público. A infraestrutura viária já não comporta mais o convívio do automóvel e motocicleta no mesmo ambiente pelo volume crescente de motos. A previsão de que 43% dos municípios de porte médio no Brasil têm frota de motos maior que de automóveis é quadro preocupante ao meio ambiente. Confiabilidade e a eficiência do transporte público poderão gerar opção mais segura de viagens nos deslocamentos usuais na rede de atividades do cidadão. Fato é que a infraestrutura viária já não se sustenta mais, os caminhos estão sendo insuficientes para atender os sonhos de consumo do homem urbano.

Gércio Vidal, São Bernardo

Despropósito

Fomos surpreendidos com a notícia da doença de Lula. Nós, brasileiros, principalmente os que cresceram no Grande ABC, aprendemos a conhecer sua história, e assim nos tornamos de alguma maneira íntimos dele. Eu e muitos brasileiros nos envergonhados pelo comentário de um jovem que se diz presidente da juventude do PSDB, João Antonio Cardoso. Enquanto as pessoas sentiam-se sensibilizadas com a notícia, esse jovem, que muito ainda tem a aprender, seja na política ou mesmo como ser humano, fazia comentários os quais nada vêm acrescentar de bom na vida de ninguém, nem mesmo na dele. Se assim continuar a pensar e a falar, ou melhor, falar sem pensar, nada terá para acrescentar ao País. Ao eterno presidente, pois nunca deixará de ser, nossa solidariedade e nossa corrente de orações, pois tenho certeza que em breve estará curado. Afinal, Lula é brasileiro, e brasileiro não desiste nunca!

Eliete Gebara, Ribeirão Pires

O ralo é grande

Se a União Nacional dos Estudantes fosse entidade séria e eficiente, a Educação no País não estaria este caos, tampouco o nível de corrupção. No pós-regime militar, e até os dias de hoje, a citada entidade é serviçal ao PT e ao PCdoB. A UNE não tem propostas para Educação e não levanta bandeira contra as excrescências institucionais praticadas nesta era petista, e ainda faz coro de apoio à bandalheira no Ministério do Esporte. Mas em troca recebe polpudas verbas para suas orgias, como a de R$ 46 milhões para construir sede na praia do Flamengo, que dos R$ 30 milhões já consolidados desde dezembro, nem projeto existe. Coisa típica de promiscuidades com recursos do erário que conhecemos do PT. E a oposição dorme!

Paulo Panossian, São Carlos (SP)

Reflexão

Por que algumas pessoas estão tão indignadas com aqueles que cobram o ex-presidente por coerência, já que ele, em diversas ocasiões, afirmou que a Saúde pública no País está à beira da perfeição, chegando a afirmar que gostaria de ficar doente para poder ser atendido pelo SUS? Está aí: seu desejo foi cumprido! Por que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, correu a justificar a escolha desse hospital, dizendo que os médicos que ali atendem também atendem pacientes do SUS? Alguém já foi atendido por algum desses médicos, no SUS? Eles atendem a convênios? Quanto custa simples consulta com algum desses? Quantas são as pessoas que aguardam tratamento pelo SUS e qual é o tempo de espera para tratamento, cirurgia e até remédios? Nada mais justo do que recomendar ao ex-presidente profunda reflexão sobre palavras soltas ao vento, de forma a ganhar dividendos políticos e roubar a esperança das milhares de pessoas desafortunadas!

Aparecida Dileide Gaziolla, São Bernardo

Resposta

Em resposta à carta do leitor Sérgio Agobiti (Semáforo, dia 3), a Prefeitura de São Caetano informa que o semáforo instalado na Alameda São Caetano com a Rua Xingu atende a abaixo-assinado feito por pais e presidente da Associação de Pais e Amigos do Excepcional, localizada nesse endereço, a fim de oferecer segurança na travessia. Sobre a alegação de que o semáforo está ‘sempre verde', informamos que a ação é proposital. Ele prioriza o tráfego na Alameda São Caetano por tratar-se de via de grande circulação de veículos, inclusive de ligação entre dois municípios, e só acende a fase vermelha quando o pedestre aciona a botoeira para fazer a travessia em total segurança. Prefeitura de São Caetano




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