Esportes Titulo
Tocha do Pan passa por São Luís nesta terça-feira
Das Agências
18/06/2007 | 20:13
Compartilhar notícia


A capital do Maranhão recebe a comitiva pan-americana nesta terça-feira, encerrando o giro da Tocha pelo Nordeste. São Luís é a 20ª cidade a receber o símbolo da integração dos Jogos, que começam no próximo dia 13 no Rio de Janeiro. A Tocha desembarca às 14h45 no Aeroporto Marechal Cunha Machado, onde será recebida por autoridades e pelo grupo de teatro Cazumbá.

O início do revezamento será na Prefeitura, às 16h. Sessenta condutores vão levar a Tocha por cerca de 24 quilômetros. O grupo Garotinhos Beleza, trupe de crianças que faz apresentação de coreografias de reggae se apresentará com as cores da Jamaica, país representado por São Luiz.

O governador Jackson Lago, o prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Isaías Pereirinha, e o presidente da Fundação Municipal de Desporto e Lazer, Miguel Pinheiro, confirmaram presença na cerimônia.

A Tocha seguirá pela rua do Egito, passando em frente ao colégio Santa Teresa. Depois, será conduzida pela Avenida Beira-Mar, passando pela ponte do São Francisco e pela Avenida Castelo Branco. Depois percorre a Avenida Colares Moreira, no Renascença, e passa pelo Centro Universitário do Maranhão.

A Tocha seguirá pelas Avenidas dos Holandeses e Daniel de La Touche até chegar ao bairro da Cohama, onde acontece um intervalo de 15 minutos. Os grupos de bumba-meu-boi da Pindoma e Upaon-Açu animarão a população presente na praça vereador Raimundo Silva (praça da Caixa D'Água), localizada na rua 24.

O símbolo do Pan seguirá para a Avenida Jerônimo de Albuquerque até a rua da Universidade, no bairro do Cohafuma. Em seguida retorna para a Avenida Jerônimo de Albuquerque, pega o Elevado do Trabalhador e passa pela Avenida Carlos Cunha.

Da ponte Bandeira Tribuzzi a Tocha será conduzida pela Avenida Beira-Mar. O percurso se encerra na Praça Maria Aragão. Às 20h, vários shows de reggae fecham a festa, com destaque para as apresentações d as bandas Filhos de Jah, Kazamata e Guetos, e da cantora Célia Sampaio.

Uma das atrações da festa será a presença do balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan. Ele realizará pequenos vôos (se não houver chuva ou ventos fortes) com pessoas selecionadas pelos organizadores locais. Cada passeio aéreo dura cerca de cinco minutos e atende duas pessoas por vez. Crianças entre cinco e 14 anos deverão estar acompanhadas pelos responsáveis.

O ex-jogador de futebol Paulo César Silva é um dos condutores selecionados para levar a Tocha Pan-americana. Além dele, conduzem a Tocha a judoca Dayanna Cristina de Oliveira Cardoso, campeã brasileira juvenil, o lutador de jiu-jítsu Antonio Veloso Ribeiro e o carateca Dimays Alves Barbosa.

Sete condutores integram o programa Bolsa-atleta, do governo estadual, que atende 150 alunos da rede pública de ensino que se destacaram em competições locais e nacionais. A bolsa é utilizada para tratamento médico, despesa com competições (viagens, hospedagem e alimentação) e compra de material esportivo. São eles: Pablo Neruda (vôlei), Ermeson Costa (atletismo), Virginia Pacheco (natação), Mariana Heluy (hipismo), Leonardo Pereira (natação), Caio Mattos (judô) e Samara Sá (handebol).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;