Política Titulo NOVOS ROSTOS
Câmara terá renovação de pelo menos 11 cadeiras

Quatro vereadores de São Caetano desistiram de concorrer a reeleição

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
18/06/2012 | 07:05
Compartilhar notícia


Se é comum vereadores acumularem três, quatro e até cinco mandatos seguidos, está eleição, entretanto, fugirá à regra no Legislativo de São Caetano. Pelo menos 11 cadeiras na Câmara terão renovação garantida.

Além da abertura de sete novas vagas para este pleito, quatro parlamentares desistiram de tentar renovar o mandato na Casa. Joel Fontes (PSD), dono de cinco mandatos ininterruptos, deixará o legado de herança à sua filha, Luciana Fontes (PSD).

Após 20 anos de trabalhos legislativos, Fontes se queixa da restrição da atuação Câmara. "Quando você vai chegando no fim do mandato ou no fim de uma jornada fica desanimado. Eu poderia assegurar mais um mandato", afirmou. O fato do vereador não poder criar leis que gerem receita ao Executivo e que geralmente são configuradas como vício de iniciativa são as queixas de Fontes. "A Luciana me pediu para apoiá-la e achei por bem fazer", completou.

Dono de quatro mandatos e recordista de votos na cidade (5.800 adesões), Gilberto Costa (PTB), vereador licenciado que ocupa a chefia de Gabinete do prefeito José de Auricchio Júnior (PTB), se afastou da disputa para focar na pré-candidatura de Regina Maura Zetone (PTB). O petebista disse que iria escolher um nome para alçar ao Legislativo como sucessor. Nome que até então é mantido em segredo.

Os outros dois vereadores fora do jogo, Paulo Pinheiro (PMDB) e Edgar Nóbrega (PT), abriram mão dos mandatos e se colocaram como pré-candidatos ao Executivo. O peemedebista rompeu com o grupo de Auricchio e optou pelo voo solo. Para a eleição de outubro, tem PPL e PTN como aliados. Pinheiro estuda lançar sua filha como sucessora, mas ainda não oficializou a intenção.

Edgar foi escolhido por consenso do PT como o postulante ao Paço. O próprio partido,chegou a aprovar aliança com o PMDB a qual o vereador petista seria o vice de Pinheiro. Por falta de interesse dos peemedebistas, a empreitada naufragou após a cúpula petista estadual e nacional ter sido mobilizada pela aliança. Eclerson Mielo, o professor Pio, foi escolhido para receber a bênção de Edgar e disputar uma das vagas da Câmara. O apadrinhado é empresário, filiado ao PT desde 1988 e natural de São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;