Economia Titulo
Aneel multa Cerj em R$ 2,9 milhoes
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 14:30
Compartilhar notícia


A Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj) foi multada em R$ 2,9 milhoes por falhas no atendimento à populaçao, problemas na qualidade do fornecimento e nao cumprimento de prazos para a conclusao de obras. A multa foi aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como penalizaçao por descumprir quatro itens da legislaçao e do contrato de concessao. A Cerj em conjunto com a Light foram multadas pela Aneel por uma série de irregularidades, principalmente no verao de 1998. Segundo Abdo, a Light apresentou melhorias ao contrário da Cerj que, apesar de ter tomado algumas providências, ainda nao atingiu nível satisfatório. "A Aneel julga que ainda está insatisfatória. É preciso melhorar mais e cumprir todas as cláusulas".

Somente no ano passado, a Aneel registrou 21 mil reclamaçoes pela inadequado nível de tensao do sistema de fornecimento elétrico da Cerj, que resulta em luz fraca para os consumidores. Segundo Abdo, este é um dos pontos nos quais a empresa está reincidente e por isso já foi multada mais de uma vez.

De acordo com informaçao da Aneel, as obras feitas pela Cerj nao foram suficientes para melhorar a qualidade dos serviços.

A Companhia foi autuada também por ter fechado agências de atendimento ao consumidor e por nao colocar à disposiçao da populaçao um sistema de comunicaçao eficiente para reclamaçoes.

Ainda segundo a Aneel, a Cerj nao está cumprindo os prazos para apresentaçao dos orçamentos e extensao de redes, principalmente nos municípios de Rio Bonito e Resende. A Cerj abastece 66 município do Rio de Janeiro com um total de 4,3 milhoes de habitantes. A empresa tem quinze dias para apresentar defesa, a qual será julgada por um dos diretores da agência. A Cerj pode recorrer numa segunda instância e terá outros 15 dias de prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;