Cultura & Lazer Titulo
Filme recria a Clarice Lispector jornalista
27/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A adoração de críticos e leitores podia sustentar a vaidade mas não a vida cotidiana de Clarice Lispector - como diversos outros escritores, ela se desdobrava em outra profissão, notadamente a de jornalista. No início, foram colaborações ocasionais, mas sua fama se estabeleceu no fim dos anos 1960, quando foi convidada a fazer entrevistas para a revista Manchete. E, como se tratava de Clarice, as perguntas, por vezes, eram mais reveladoras que as respostas.

Foi pensando nisso que uma sobrinha neta da autora, a cineasta Nicole Algranti, decidiu recriar aqueles encontros notáveis. O resultado é "De Corpo Inteiro - Entrevistas", uma ficção com pitadas de documentário que será lançado em DVD hoje, a partir das 19h30, na Livraria Cultura Bourbon Shopping Pompéia (Rua Turiaçu, 2.100, São Paulo). Trata-se da recriação de algumas das conversas que Clarice teve com personalidades e que estão agrupadas no livro "Entrevistas" (Rocco).

Na época, ela se dividia entre escrever o romance "Uma Aprendizagem" ou o "Livro dos Prazeres" e o livro infantil "A Mulher Que Matou os Peixes", e ainda produzia crônicas. Mas, apesar do caráter de obrigação profissional, os encontros despontavam como momentos de prazer e descontração.

Um dos lances mais originais da documentarista foi o de convidar atores profissionais para encenar as conversas. Assim, Louise Cardoso, no papel de Clarice, tem encontro com Fernando Eiras, que vive Fernando Sabino. "Eles têm a mesma sintonia que Clarice tinha com Sabino", conta Nicole, que escolheu as atrizes com o pretexto de provocá-las a serem a escritora por um dia.

Clarice é também representada por Letícia Spiller, Beth Goulart, Aracy Balabanian e outras. Já os entrevistados são revividos por Jofre Rodrigues (que recria de forma impagável seu pai, Nelson Rodrigues), Jayme Cunha (Jorge Amado) e Paulo Vespúcio (Carybé), entre outros.

"Na verdade, é uma tentativa de eu reencontrar a tia Clarice que perdi com sua morte em 1977", afirma a cineasta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;