Memória Titulo
Os cromos que perpetuaram nossos craques

Era 1958 quando uma editora de São Caetano, a Morcilo & Bisquolo, lançou um álbum de figurinhas com times de futebol do Grande ABC

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Era 1958 quando uma editora de São Caetano, a Morcilo & Bisquolo, lançou um álbum de figurinhas com times de futebol do Grande ABC e da Baixada Santista. Muitos meninos colecionaram, nem todos conseguiram preencher todos os espaços, pois havia as figurinhas carimbadas e difíceis. E nos anos todos que fazemos Memória já nos deparamos com vários daqueles álbuns.

Chegamos a publicar algumas das páginas do álbum. Mas agora, no cinqüentenário do seu lançamento, queremos compartilhar novamente aquelas páginas e, para isso, contamos com a colaboração de Idmir Pedro dos Santos, de Ribeirão Pires, que teve o trabalho de escanear todas as páginas e enviar um CD para a coluna.

A Editora Morcilo & Bisquolo ficava na Rua Santa Catarina, 55, 2º andar, no Centro de São Caetano. Tinha a Carta Patente nº 253. Contava com a parceria publicitária da empresa Eficope, da Rua Barão de Paranapiacaba, em São Paulo.

BAIXADA
O álbum contempla as seguintes equipes do Litoral: Usina de Cubatão, Comercial Santista, EC Cubatão, Corinthians de São Vicente, Beija Flor de São Vicente, União dos Arrumadores, Marinheiros FC, Vila Santista e Afonso Pena, as últimas quatro com sede em Santos.

GRANDE ABC
Da região, contemplamos hoje duas equipes de São Caetano - Corinthians e São Cristovão - e uma da Capital, o EC Vila Bela, identificado no álbum como pertencente a São Caetano. Afinal, a sede do Vila Bela ficava em São Paulo, mas a sua atuação era toda na vizinha São Caetano - era só cruzar o Rio Tamanduateí.

AGENDA
Literatura - Encontro hoje com a jornalista Yonne Sophia Forcellini. Às 19h ela autografa seu mais recente livro, Trivandrum, a aurora. Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1.325, São Bernardo.

Bancários - Sindicato dos Bancários do Grande ABC abre hoje, às 19h30, exposição fotográfica sobre os seus 50 anos de fundação. Local: Sesi Santo André. Endereço: Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Entrada grátis. Informações: 4993-8299.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 5 de novembro de 1978

Rádio - Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, vai ao ar há quase sete meses, das 8h às 9h, substituindo O Trabuco, programa que Vicente Leporace apresentou até as vésperas do seu falecimento.

"A idéia de fazermos o novo programa com três apresentadores foi para evitar o risco de uma comparação com Leporace, que sem dúvida alguma seria desfavorável para quem o substituísse, pois ele criou um estilo único" (José Paulo de Andrade, diretor de Jornalismo da Band, em entrevista ao Diário).

Trinta anos depois, Jornal Gente permanece no ar, diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 10h. Os apresentadores são os mesmos que iniciaram o programa em 1978: José Paulo de Andrade, Salomão Ésper e Joelmir Betting.

Literatura - Cláudio Feldman, de Santo André, lança O rapto da mulher barbada.

Música - Trio Continental faz recital amanhã na Fundação das Artes, de São Caetano.

Crônica 1 - As duas maneiras de atrair o povo à praça pública (Roterdan Cravo & Fausto Polesi).

Crônica 2 - Quem brinca, sem medir conseqüências, pode levar a pior (Júlio Pinheiro & Hermano Pini Filho).

Crônica 3 - A verdadeira história de Cabrálio (Guido Fidelis).

EM 6 DE NOVEMBRO DE...

1943 - Realiza-se na Vila Guiomar, em Santo André, a solenidade de entrega à municipalidade de 460 casas, completamente prontas, destinadas a industriários residentes na cidade.

1968 - Cooperativa de Consumo dos Empregados da Volkswagen inaugura sua nova sede, na Rua Alferes Bonilha, 90. A cooperativa foi fundada em 1959. E permanece no Centro de São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Ático, Demetriano e Leonardo de Limoges, Limosino e/ou de Noblac (eremita).

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

SANTO ANDRÉ
ANTONIO LEONESSA, 68 anos. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
BETTY DAINTON BIEDERMANN, 66 anos. Anteontem. Cemitério Curuçá.
MERCEDES LICA DE MORAES, 70 anos. Anteontem. Cemitério Curuçá.
ESTÁCIA GRICIUNAS DE AGOSTINHO, 65 anos. Anteontem. Cemitério Vila Pires.
ELISA FELICIA ALVIM DA SILVA, 69 anos. Anteontem. Cemitério Curuçá.
ARACELI PULIDO GUITIERREZ, 60 anos. Anteontem. Cemitério Camilópolis.
MARIA PIRES DA SILVA, 84 anos. Anteontem. Cemitério Curuçá.
NERVAL DO AMARAL, 71 anos. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina, São Bernardo.
JOSÉ MARIA FESSEL GRANER, 76 anos. Ontem. Cemitério Santo André.
ROSA MOMEDIA SILVA, 86 anos. Ontem. Cemitério Curuçá.
SEBASTIÃO DOS SANTOS, 61 anos. Anteontem. Cemitério Assunção.
ORLANDO RUY, 84 anos. Ontem. Cemitério Vila Euclides, São Bernardo.

SÃO BERNARDO
ANTONISIO BATISTA BARRETO, 68 anos. Ontem. Cemitério Cerâmica, São Caetano.
JOSÉ PRADO PEREZ, 83 anos. Ontem. Cemitério Jardim da Colina.
SEVERINO LAURINDO, 56 anos. Ontem. Cemitério dos Casa.

DIADEMA
ZULMIRA MARIA PEREIRA, 67 anos. Anteontem. Cemitério Municipal.
FRANCISCO DEODORO DE SOUZA, 82 anos. Anteontem. Cemitério Municipal.
MARIA SILVESTRE FEITOSA, 76 anos. Ontem. Cemitério Municipal.
CAETANO EUFRÁSIO PEREIRA, 82 anos. Ontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ
MARCELO BARTHOLOMEU, 37 anos. Anteontem. Cemitério Santa Lídia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;