Cultura & Lazer Titulo
Teatro além-mar
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
19/07/2010 | 07:23
Compartilhar notícia


Dois espetáculos teatrais de companhias angolana e portuguesa fazem três apresentações no Grande ABC nesta semana. Adriana Mater, do Grupo Elingá Teatro, de Angola, será exibido hoje no Teatro Municipal de Mauá e quinta, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano. Amor Solúvel, da Cia portuguesa Constantino Nery, sobe ao palco do Teatro Municipal de Santo André amanhã.

As apresentações, gratuitas, fazem parte do 5º Circuito de Teatro Português, organizado pela são-bernardense Creusa Borges, do grupo paulistano Dragão 7.

Há 12 anos Creusa faz intercâmbio com Portugal. A surpresa desta edição do Circuito, para a organizadora, será a inclusão de Angola. A pretensão é extender a troca entre os oito países que têm como língua oficial o português.

"Esse intercâmbio é de troca intelectual, humana e acalourada. A arte do teatro, para acontecer, precisa do encontro e da encenação", conta Creusa, afirmando que a grande diferença que visualizava entre os teatros - a racionalidade técnica portuguesa e o uso da emoção pelos brasileiros - já vem sendo eliminada ao longo do tempo, complementado um pelo outro na troca.

Adriana Mater, texto do libanês Amin Maalouf, é uma história de guerra. Conta a saga de Adriana, que acaba engravidando ao ser violada. Decidida a ter o filho, fica se perguntando se a criança nascerá com o sangue da vítima ou do carrasco. Crescido, o menino decide vingar o estupro e promete matar o pai.

"Já vivemos o contexto desta época, de violação dos valores humanos. Gostaríamos até de esquecer um bocado dessa história, mas é a realidade que se vê e não podemos fugir e nem permitir que isso ocorra de novo", diz o ator angolano Correia Adão, referindo-se às inúmeras guerras civis que Angola já viveu.

O ator afirma que há dez anos que o teatro angolano vem se profissionalizando: "Sempre fizemos teatro, mas agora atribuimos à criação a técnica, a importância do elemento cênico, do texto. O teatro lá já pode ser discutido no sentido empírico, não só no campo das ideias", completa.

De Portugal, o musical Amor Solúvel traz um consultório sentimental em forma de talk show. O programa televisivo é mostrado na íntegra, com participação ativa até da equipe técnica. Um sexólogo e uma entrevistadora discorrem sobre os dilemas amorosos vividos pelos telespectadores.

Ao longo do papo, muitas confissões são dadas, e o jogo se inverte. O analista acaba sendo analisado. "É uma comédia que retrata pessoas que julgam saber do amor. Na hora que retratam seus próprios sentimentos, angústias são amparadas pelo próximo, a quais, em tese, deveriam ajudar a compreender o amor", explica a diretora, Luísa Pinto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;