Memória Titulo
Livros. Histórias. Paisagens. Saudades...

Os passageiros da Memória recolhem os cacos pro vital de amanhã

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


"A história não espera e os passageiros da Memória recolhem, pacientes, os cacos pro vital do amanhã".

Dalila Teles Veras, Ônibus da Memória, poema composto em 8 de dezembro de 1988, durante viagem feita por memorialistas do Grande ABC à Unicamp. Dalila, 20 anos se passaram...

TEMPO, TEMPO, TEMPO. Autor: Guido Fidelis, com projeto gráfico e capa de Virginia Pezzolo. RG Editores. Contatos: rgeditores@yahoo.com.br.
O autor chama esse belo livro de crônicas ligeiras de "uma brincadeira sobre o tempo". E vai repetindo tempo como se fosse o som de um relógio cuco daqueles antigos.

O legal de um romancista e/ou cronista que iniciou carreira no rádio e no jornal, no News Seller, inclusive, é que ele nunca perde o "lead". E informa. Guido Fidelis é assim. Calejado, vai ensinando como se faz literatura e jornalismo, mesmo nessa sua brincadeira muito séria.

TRECHO
"Desde que inventamos o tempo ele flui incessante, escorre dolente pela ampulheta. Em dias, luas, meses, anos. Mas sempre é possível recomeçar, retomar os sonhos, seguir adiante, vislumbrar novos horizontes, trazer para junto de nós as mais belas estrelas e com elas iluminar o caminho a ser percorrido na quadra que se inicia ou que simplesmente segue seu curso".

Crônica ou jornalismo? Os dois. Que bom que Guido Fidelis é do Grande ABC. Ele, a Virgínia, a Lara...

O GARÇOM DO ZOOLÓGICO. Autor: Cláudio Feldman, com ilustrações de Perkins. Editora Taturana. Contatos: claudiofeldman@uol.com.br.
Na sua 43ª obra, o autor andreense retoma a literatura infantil, que havia interrompido em 1994 quando publicou Sabor de Sonho.

Neste novo livro, Feldman conta histórias gostosas e abre espaço ao jovem leitor para pintar contos como o da Galinha: "A carne desta galinha está um bocado dura. Parece que ela nasceu em um ovo de costura".

Ou então na história Cumprimento: "Como vai? Ai! Ai! Ai! Melhor do que fui! Ui! Ui! Ui! Eram só porcos-espinhos se abraçando no caminho".
Cláudio Feldman oferece o livro ao neto Aron.

ESTÓRIAS DO TREM: UMA VIAGEM AO FOLCLORE FERROVIÁRIO. Autor: Victor José Ferreira, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (Editora Pandion, de Florianópolis, Santa Catarina), em segunda edição, revista e ampliada.

Às histórias anteriores foram acrescentadas mais 10. Os textos de apresentação são de Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras; Fernando Brant, compositor; Ivan Lins, compositor e cantor; Osíris Stenghel Guimarães, ex-presidente da RFFSA (Rede Ferroviaria Federal S.A.); e Zélio Alves Pinto, artista plástico. Nas capas, belíssimas aquarelas do artista plástico José Fernandez, retratando as Estações de Volta Grande e Barão de Mauá.

Contatos: Editora Pandion. Tel. (48) 9982-9061; www.editorapandion.com.br; editorapandion@editorapandion.com.br

DO BRASIL PARA AS AMÉRICAS NOS CARTÕES-POSTAIS E ALBUNS DE LEMBRANÇAS. Autores: João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo (Solaris Edições Culturais). Informações: 3675-0307; solarised@terra.com.br. Lançamento: quinta-feira, dia 11, das 19h às 21h30, na Livraria Cultura: Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073, São Paulo.

Acompanhamos Gerodetti e Cornejo desde o primeiro álbum, sobre os postais de São Paulo e região metropolitana, quando os autores buscaram cartões-postais do Grande ABC do final do século 19 e início do século 20 e não encontraram. Desde então, a dupla deslanchou, e já produziu álbuns com cartões-postais do Brasil inteiro, do interior, do litoral paulista.

O novo álbum informa sobre os postais emitidos do Brasil para as Américas. Sem dúvida, um novo sucesso.

SANTOS DO DIA

Imaculada Conceição (Padroeira dos Joalheiros), Edite, Lucila, Romário e Sabina.

A data em louvor à Imaculada Conceição remonta ao século 8 no Oriente. No Ocidente há notícia da festa na Inglaterra e na Normandia desde o século 9. Em 1854 o papa Pio 9º proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria.

EM 8 DE DEZEMBRO DE...

1948 - Irmãos McDonald abrem um negócio de venda de hambúrguer nos Estados Unidos.

1962 - Scania-Vabis do Brasil inaugura sua fábrica na Vila Euro, em São Bernardo.

HOJE

Dia Nacional da Família, Dia da Justiça, Dia do Cronista Esportivo, Dia de Iemanjá em São Paulo e Dia dos Produtores de Rádio e TV.


DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 8 de dezembro de 1978

Aniversários - Inaugurações e desfiles hoje em Mauá e Diadema

Editorial - Duas cidades e seus fatos, no aniversario

Mauá - 24 anos de emancipação: de Cassaquera à Mauá de hoje.

Diadema - 19 anos: a luta contra o crescimento desordenado.

Política - Artigo de Aleksandar Jovanovic: "Mais de metade dos recém-eleitos já pensam em disputar sucessão municipal em 1980".

São Bernardo - Começa hoje a 13ª Olimpíada Colegial.

Sistema viário - Perigo, é a Estrada de Piraporinha, a SP-180: em 11 meses, 393 acidentes.

Serviços Funerários: Santo André - 4992-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.

Ademir Médici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;