Cultura & Lazer Titulo
Premiado em Cannes
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
11/07/2010 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Desde o fim de junho, o termo golden shower perdeu a conotação sexual para Fernando Sanches, 34 anos. Foi nessa época que o andreense soube que Convocação, vídeo de animação dirigido por ele para a campanha Xixi no Banho, da SOS Mata Atlântica, havia sido triplamente premiado no Festival Cannes Lions 2010, um dos mais significativos para o mercado publicitário. O comercial levou o Leão de Ouro na categoria Film Craft (que lembra as áreas técnicas da publicidade) e os Leões de Prata na categoria PR (que reflete a melhor relação com o público) e Titanium & Integrated (quando a campanha transcende o status de mera propaganda).

"Acabei sabendo antes mesmo de ser anunciado oficialmente. Os brasileiros que estavam lá começaram a postar nos blogs, no Twitter. Queriam que eu fosse receber, mas não deu tempo", ri o diretor de cena, que, ironicamente, esteve presente a duas edições que não foi premiado - em 2006 e 2008. Agora, espera o troféu chegar ao Brasil.

O vídeo, desenvolvido pela agência F/Nazca e produzido pela Prodigo Filmes, gerou polêmica quando foi lançado no ano passado. A peça publicitária de menos de um minuto deflagra a campanha em favor de que as pessoas urinem no chuveiro, economizando uma descarga - ou 12 litros - por dia.

"Houve quem achasse nojento. Mas só a discussão já foi extremamente positiva", diz Sanches.

Desde o último ano da faculdade - se formou em Rádio e TV pela Metodista no início dos anos 2000 - o diretor trabalha com publicidade. "Tentei trabalho na televisão no último ano, mas acabei encontrando espaço nas agências. Sempre gostei de pós-produção e foi onde comecei", relembra ele, que nessa fase passou pela Casablanca e pela Conspiração, no Rio.

Em 2003, de volta a São Paulo, Sanches começou a dirigir os primeiros filmes publicitários. Além da Prodigo, esteve na produtora Dínamo e trabalhou para grandes agências como DM9, África, DPZ e AlmapBBDO.

Assim, entre cases e campanhas, desenvolveu um apuro técnico que só lhe trouxe vantagens. "A publicidade exige qualidade máxima. Tanto as pessoas que assistem aos filmes várias vezes e têm oportunidade de julgar quanto as agências e clientes", explica.

Essa experiência se exprime em videoclipes e curtas-metragens (Landau 66 foi exibido em festivais internacionais). "Trago de volta a experimentação desses trabalhos fora da publicidade", afirma. No portfólio, ele tem a direção de videoclipes das bandas pernambucanas Mombojó e Maquinado, projeto solo do guitarrista Lúcio Maia, da Nação Zumbi. Neste ano, dirigiu mais dois para os mesmos grupos. O novo do Mombojó, inclusive, deve estrear amanhã na MTV.

Andreense orgulhoso - "tenho uma identificação forte com a cidade, acho que é uma questão de raiz mesmo" -, ele sonha em filmar no Grande ABC. Trabalha atualmente no roteiro de um longa. A exemplo do que fez no clipe O Mais Vendido, do Mombojó, que teve locação no Parque Celso Daniel, Sanches quer mostrar as ruas da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;