Setecidades Titulo
Prefeitura de Mauá abre vagas para Projeto Focar
Por Do Diário OnLine
28/01/2003 | 11:22
Compartilhar notícia


A prefeitura de Mauá abre, a partir do dia 3 de fevereiro, inscrições para as 1.772 mil vagas do Programa de Formação de Jovens e Adolescentes, do Núcleo de Formação, Capacitação e Requalificação para o Trabalho. As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 21, dias antes do início das aulas.

O programa, voltado para crianças entre 7 e 16 anos, visa dar orientação gratuita nas áreas de Formação Básica, Continuada e Educação pelo Trabalho.

O grupo de Formação Básica, que trabalha com jovens de 7 a 11 anos e 11 meses, oferece 304 vagas, distribuídas nos períodos da manhã, das 8h às 11h30, e da tarde, das 13h30 às 17h. Durante as 20 horas por semana em que as crianças permanecem nas unidades do Focar, elas desenvolvem atividades sócio-educativas, com acompanhamento psicológico e pedagógico.

A coordenadora do Focar, Maria Aparecida Zaccarelli, explica que a Formação Básica é o primeiro estágio do projeto, em que a criança desenvolve conteúdos formativos. "Ela aprende conceitos de pontualidade, assiduidade, organização, método de trabalho, higiene, disciplina, respeito, integração entre tempo e espaço, desenvolvimento de vocabulário e iniciação nas artes", diz. "Estamos comprometidos com a formação integral da criança."

No programa de Formação Continuada, em que são assistidos adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses, são desenvolvidas quatro ações diferentes. Há 610 vagas para Informática, Confecção de Embalagens, Inglês e Atividades Sócio-educativas Ocupacionais. Durante o semestre, cada curso tem carga horária de seis horas semanais.

O maior número de vagas está no terceiro grupo. Na Educação pelo Trabalho, são 858 vagas distribuídas entre seis cursos. Em 2003, haverá atividades de Atendente, Auxiliar de Escritório e Datilografia, Informática, Eletricidade, Cultura da Terra, Pequenos Consertos e Reparos Domésticos e Confecção de Embalagens de Papel. "Com esse ciclo, fechamos uma parte do objetivo do Focar. Os jovens que conviveram com a cultura do trabalho no programa poderão construir uma formação sólida", finaliza Maria Aparecida.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 4512-7563.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;