Setecidades Titulo
Lula veta UFABC em área doada por São Bernardo
Illenia Negrin
Sucursal Diadema
13/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a construção do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) no terreno ofertado pela Prefeitura de São Bernardo. A área, de 780 mil m², fica às margens da rodovia Índio Tibiriçá e dentro dos limites de proteção aos mananciais.

O veto de Lula foi dado quatro dias depois de os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Previdência Social, Luiz Marinho, se reunirem com o prefeito William Dib (PSB) para discutir a implementação da universidade.

Os dois ministros estiveram em São Bernardo a pedido de Lula, que quer o campus funcionando até 2010, quando termina seu mandato.

Marinho e Haddad aceitaram a indicação do terreno; em entrevista depois da reunião, disseram que mobilizariam esforços para viabilizar a obra sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

Haddad afirmou que só “bateria o martelo” depois de uma audiência pública com os moradores e de uma nova reunião com o reitor da UFABC, Luiz Bevilacqua – que já havia aceitado a indicação do terreno.

Lula teria recusado a proposta na volta do feriado. O presidente e Marinho voltaram no mesmo vôo a Brasília e conversaram durante a viagem sobre o encontro com Dib. Lula descartou completamente a possibilidade de usar a área, de manancial e difícil acesso.

A polêmica em torno da localização do campus surgiu tão logo a Prefeitura cogitou destinar o terreno longínquo à UFABC. Vereadores da bancada do PT se empenharam em colher assinaturas pela construção em outro lugar, mais perto do Centro e apropriado para abrigar uma universidade.

Mesmo com a oposição diretório municipal do partido, Marinho e Haddad aceitaram publicamente a indicação de Dib. e posaram para fotos ao lado do prefeito e de um mapa da cidade, que dava destaque à área do futuro campus.

O presidente do PT de São Bernardo, José Albino, diz que pretende sugerir um novo terreno nos próximos dias. “Não vamos desistir de trazer a UFABC. Queremos um local adequado, que seja seguro e de acesso mais fácil.” O governo fedetal estaria disposto a comprar a área, se necessário.

O líder da oposição na Câmara, o vereador Tião Mateus (PT), acredita que Lula teve “bom senso” ao recusar a proposta. “Queremos um canal aberto para negociar com a Prefeitura. A UFABC é uma questão municipal, não partidária. É interesse de todo mundo que esse campus finalmente chegue à cidade.”

A decisão de Lula, no entanto, deve ferir os egos fora do PT. Além de considerar o terreno inadequado, o presidente teria vetado a indicação antevendo desgaste político da legenda em São Bernardo, que amarga consecutivas derrotas nas eleições municipais.

Como se trata de uma área com limites para edificações, todo o licenciamento ambiental da obra dependeria dos órgãos estaduais, habitualmente lentos na autorização de qualquer empreendimento. A demora poderia empacar a construção da UFABC. O ministro Marinho é o candidato do PT à Prefeitura no ano que vem.

O prefeito William Dib não foi localizado para comentar o veto, nem o reitor Luiz Bevilacqua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;