Política Titulo
Cristina Kirchner visita Lula nesta segunda-feira
Por Da AFP
18/11/2007 | 14:01
Compartilhar notícia


A presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, viaja ao Brasil nesta segunda-feira para um encontro com o presidente Luiz Inacio Lula da Silva - numa reafirmação da aliança estratégica bilateral e a apenas três semanas de assumir o cargo como sucessora do marido Néstor Kirchner.

A primeira-dama, que assumirá a presidência no dia 10 de dezembro próximo, estará acompanhada do chanceler Jorge Taiana e do ministro do Planejamento Federal, Julio de Vido, ambos confirmados no futuro gabinete.

Cristina Kirchner tem agendados no Brasil encontros com dirigentes da Petrobras e com empresários brasileiros. A estatal brasileira acaba de descobrir uma gigantesca jazida petrolífera na plataforma submarina da Bacia de Santos e que representará para o Brasil um aumento de 60% em suas reservas de óleo.

"Nossas relações com o Brasil são muito boas e o fato de que a futura presidente o tenha escolhido como primeiro destino é simbólico", disse o chanceler Taiana. Taiana destacou que Argentina e Brasil querem conseguir "avanços rápidos" no abandono do dólar como moeda de intercâmbio comercial entre ambos os países; o comércio bilateral representa para Argentina 24 bilhões de pesos anuais (US$ 7,6 bilhões).

Estima-se que o ingresso da Venezuela no Mercosul - uma questão que ainda causa polêmica na região estará presente na agenda do encontro. É comentário geral que tanto a Argentina quanto o Brasil têm interesse em que a adesão da Venezuela se concretize no prazo mais rápido possível, porque isso teria um impacto favorável na segurança energética de toda a região. O ingresso da Venezuela no Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) ainda depende da aprovação pelos congressos do Paraguai e do Brasil.

O encontro de segunda-feira em Brasília responde a um compromisso assumido por Cristina Kirchner quando Lula a recebeu no dia 3 de outubro, ainda na condição de candidata. Nessa oportunidade, o gesto de recebê-la em plena campanha foi entendido como um apoio de Lula à continuidade da gestão de seu marido que, por sua vez, o apoiou na campanha de reeleição no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;