Economia Titulo
FGTS: novo sistema facilita consulta
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
01/02/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A CEF (Caixa Econômica Federal) anunciou uma mudança no sistema de consulta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela internet, que possibilita ao trabalhador verificar o saldo não apenas da conta que está ativa, mas também de possíveis contas inativas que estejam vinculadas.

Segundo a CEF, com a inovação será possível a consulta de 55 milhões de contas vinculadas, pertencentes ao banco de contas inativas, que são aquelas sem depósitos há mais de três anos.

Um exemplo de conta inativa é aquela em que o trabalhador pede demissão da empresa e por esta razão só pode fazer o saque do FGTS depois de três anos.

Nesse tempo, ele pode começar a trabalhar em outra empresa, que inicia uma nova fase de depósitos. Então, ele passa a ter duas contas de FGTS facilmente identificáveis pelo número do Pis/Pasep.

Para ter acesso às consultas pela internet, porém, o trabalhador precisa se dirigir a uma agência da Caixa portando a carteira de trabalho ou identidade e o número do Pis/Pasep.

Lá ele obterá a senha do cidadão. De posse dela, deve-se entrar no site www.caixa.gov.br e clicar no link “FGTS”.

Uma outra tela se abrirá e no lado esquerdo haverá uma área chamada “Serviços On-line”. Então, o usuário deverá clicar ali e seguir as instruções. Uma outra senha específica para consultas na internet será gerada para o usuário.

Quem já era cadastrado no site pelo sistema antigo deve prestar atenção no seguinte: se o cadastramento foi feito usando a senha do cidadão para obter a senha da internet, então, nada muda e o usuário pode continuar a utilizar o mesmo código obtido.

Porém, se o trabalhador obteve a senha da internet de outra forma, ele terá de se dirigir a uma agência para obter a senha do cidadão e fazer novo cadastramento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;