Internacional Titulo
Avioes indianos atacam guerrilheiros paquistaneses
Por Do Diário do Grande ABC
03/06/1999 | 14:04
Compartilhar notícia


Avioes da força aérea metralharam posiçoes de guerrilheiros nos montes Himalaia, na disputa pela regiao da Cachemira, em apoio a tropas de infantaria que tentaram desalojar os intrusos paquistanenses que controlam um pico nevado há um mês.

As autoridades disseram que 31 intrusos e seis soldados hindus haviam morrido em nove dias de combate, que vem aumentando as tensoes existentes há muitos anos entre as potência nucleares do subcontinente

Paquistao propôs o envio de seu ministro das Relaçoes Exteriores de Nova Dheli em missao de paz, mas ainda nao aconteceu o momento oportuno da visita.

Cachemira, anteriormente um principado, vem causando guerras indo-paquistanesas desde que ambas as naçoes se emanciparam da Inglaterra em 1947. Cada país controla uma parte da província e reclama a soberania do resto.

Militantes muçulmanos que vêem protagonizando rebeliao de secessao há mais de uma década em Cachemira, querem a independência total ou a fusao com o Paquistao, naçao islamica.

Os ataques aéreos hindus desta quinta se concentraram no setor de Batalik, no perímetro orienta onde ocorrem os combates mais intensos. Segundo os comandantes militares da India, o intenso bombardeio paquistanês do setor de Batalik está bloqueando o avanço das tropas hindus até os picos ocupados.

A India disse que talvez concedesse o salvo-conduto aos guerrilheiros se estes resolverem retornar ao Paquistao, mas vem manifestando que os desalojará de uma forma ou de outra.p>O Paquistao, do grupo representativo dos militares já disse que rejeita qualquer oferta de salvo-conduto. O conselho Unido Jehad, que é composto por 14 grupos distintos, inclusive quatro que combatem nas montanhas de Kargil, disse que os guerrilheiros nao abandonarao a área.

India acusa o Paquistao de dar respaldo às guerrilhas. Disse que oficiais do exército paquistanês estao a frente dos guerrilheiros. O exército hindu destaca que os guerrilheiros vem sendo expulsos de muitas de posiçoes e que somente controlam a uns quatro ou cinco pontos chaves.

A zona está a pouco mais de 700 Km ao Norte de Nova Delhi, A India diz ter a uns 400 guerrilheiros, mas admite que esta cifra seja estimada em mensagens de interceptadas de rádio. Antes dos combates de hoje, a India reconheceu ter perdido 46 soldados mortos e 12 desaparecidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;