Esportes Titulo
Vettel é o mais jovem bicampeão da Fórmula 1
Por Fabricio Presili
do Diário do Grande ABC
10/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Da AP


Sebastian Vettel se tornou ontem o mais jovem piloto bicampeão mundial de Fórmula 1. O alemão ficou em terceiro lugar no GP do Japão, disputado no circuito de Suzuka, que teve o inglês Jenson Button como vencedor e o espanhol Fernando Alonso na segunda posição.

Nas quatro corridas restantes em 2011, nenhum adversário pode chegar na pontuação já alcançada pelo piloto da Red Bull.

Pole na prova japonesa, Vettel manteve a ponta na largada, impedindo as tentativas de ultrapassagem de Button. Focado na disputa pela primeira posição, Button perdeu o segundo lugar para seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.

O brasileiro Felipe Massa largou bem e se manteve em quarto, à frente de Fernando Alonso. Com a ajuda da asa móvel, o espanhol conseguiu ultrapassar Massa na sexta volta e assumir a quarta colocação, atrás das duas McLarens e de Vettel.

O alemão da Red Bull abriu a primeira janela de pit stops, na nona volta. Os demais pilotos que lutavam pela liderança também trocaram os pneus.

Felipe Massa deixou os boxes atrás do inglês Lewis Hamilton, reeditando a disputa ocorrida no Grande Prêmio de Cingapura (leia abaixo).

Vettel e Button continuaram a disputa pela primeira posição. Administrando melhor o desgaste dos pneus macios, o inglês assumiu a ponta na 20ª volta, com o segundo pit stop do alemão.

Sofrendo problemas com os pneus, Vettel foi obrigado a antecipar a sua última parada, colocando os compostos médios na 34ª volta.

Com isso, o alemão perdeu rendimento e foi ultrapassado pelo espanhol Fernando Alonso a menos de 15 voltas para o final da corrida.

Apesar da pista japonesa ser uma das favoritas dos pilotos, não foram registradas muitas ultrapassagens na prova em Suzuka. O uso da asa móvel, uma das principais armas dos pilotos nesta temporada, foi limitado a uma reta de 700 metros, impedindo manobras arriscadas durante o Grande Prêmio.

Nas últimas voltas, Vettel ainda tentou retomar a segunda posição e Alonso se aproximou de Button. As tentativas de ultrapassagem não foram bem sucedidas e os três pilotos terminaram a prova com pouco mais de dois segundos de distância entre eles.

Essa foi a terceira vitória de Button em 2011. O inglês é o segundo na tabela de classificação da F-1. Ele disputa o vice-campeonato com Alonso, Mark Webber e Hamilton.

 

Carreira curta, mas com números impressionantes

Bicampeão mundial de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel tem carreira meteórica e números similares aos de ídolos como Senna e Michael Schumacher. Mais jovem a chegar a dois títulos, com 24 anos, três meses e seis dias, Vettel detém grande parte dos recordes de precocidade da categoria.

Em apenas cinco anos e 77 GPs disputados, o alemão da Red Bull já tem 19 vitórias, 27 poles e sete melhores voltas. Nas 15 corridas da temporada 2011, Vettel conseguiu 12 poles e só ficou fora do pódio em uma prova, a da Alemanha.

Vettel esbanjou sorrisos durante a coletiva depois do Grande Prêmio de Suzuka. "Tem sido um ano fantástico. Todos na equipe trabalharam duro para construiur esses carros e atingir os objetivos que planejamos para 2011", falou o alemão.

Além de exaltar o trabalho dos projetistas, mecânicos e diretores da Red Bull, o bicampeão fez questão de lembrar uma pessoa especial, seu preparador físico, "Passei grande parte do ano com meu treinador. Ele sempre deixou claro, em todas as etapas do campeonato, que nada estava ganho e precisava trabalhar duro pelo título", afirmou Vettel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;