Economia Titulo
Lula: Brasil auto-suficiente em petróleo é 'dono de seu nariz'
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
24/04/2006 | 11:21
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou na edição desta segunda-feira de seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente” a inauguração da plataforma P-50 da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, cuja produção dará condições para que o Brasil atinja a auto-suficiência de petróleo. Segundo Lula, “a auto-suficiência significa que somos donos do nosso nariz”.

"A Petrobras é uma empresa de formação e produção de conhecimento porque poucas empresas no mundo têm grau de competência de seu pessoal que tem a Petrobras. Agora, muito mais orgulho porque a auto-suficiência significa que somos donos do nosso nariz", disse.

Maior unidade de produção em operação no país, a P-50 adicionará 180 mil barris diários à produção nacional de petróleo, o correspondente ao volume de 15 piscinas olímpicas. Dessa forma, o país passará a produzir cerca de 1,92 milhão de barris/dia, acima da demanda de 1,8 milhão de barris.

O presidente também disse que o Brasil é imbatível na produção de fontes de energia alternativa, como o biodiesel e a energia eólica (gerada pela força dos ventos). "Nós temos todas as condições. Nós temos terra, nós temos trabalhadores, nós temos conhecimento científico e tecnológico".

Lula ressaltou que para se tornar uma grande potência, o Brasil precisa produzir energia limpa e renovável. "Eu acredito que o Brasil não desperdiçará o século 21. Nós vamos nos transformar em uma grande potência econômica. Essa grande potência econômica passa por sermos uma potência no campo da energia".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;