Memória Titulo
Uma mulher escreve a história da cidade

Na história da aniversariante Ribeirão Pires...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Na história da aniversariante Ribeirão Pires, um jornal e uma jornalista. Nome do jornal: A Imprensa. Nome da jornalista: Noêmia Giachello.

Conhecemos jornal e jornalista em 1996, quando participamos do projeto de reativação do Museu Municipal Família Pires. Naquele tempo, Noêmia repassou ao museu a coleção de seu jornal, hoje valioso documento para se escrever a história de Ribeirão Pires da segunda metade da década de 1960, começo da década de 1970.

O JORNAL - A Imprensa circulou pela primeira vez em 9-12-1967. Em formato tabloide, era editado em Rio Grande da Serra, mas com amplo noticiário de Ribeirão Pires. Francisco Maranzatto era o diretor responsável, Demerval Fernandes o diretor comercial e Wladimir Fernandes o redator.

O novo jornal perdurarou até 1970 e, a partir de maio de 1968, passou a ser editado em Ribeirão Pires, tendo Noemia Giachello como diretora responsável.

A Jornalista - Noemia Costa Giachello Ferracioli tem um texto ótimo, como mostraremos amanhã, na sequência desta Semana Ribeirão Pires. Não sabemos o paradeiro da jornalista. Há informação de que estaria residindo em Santos. Esperamos localizá-la, até o fim desta ‘Semana'.

NOTÍCIA - Uma das notícias de A Imprensa foi o lançamento do filme Papai Trapalhão, inteiramente rodado em Ribeirão Pires. A chanchada reuniu astros da TV Record como Otelo Zeloni, Renata Fronzi e Jô Soares com a participação de artistas da cidade. A produção foi de Herbert Richers, que passou parte da infância e toda a juventude em Ribeirão Pires, para depois fazer grande sucesso na televisão.

AMANHÃ NA SEMANA RIBEIRÃO PIRES
Uma crônica de Noemia Giachello sobre o saudoso Romeu Tolesano

HOJE
59º aniversário da emancipação política de Ribeirão Pires; Dia Mundial do Artesão; Dia do Carpinteiro; Dia do Marceneiro. É também o Dia da Escola, comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei nº 10732 de 8/1/2001.

CIDADES PAULISTAS
Hoje, Dia de São José, é feriado em Ribeirão Pires e nas seguintes outras cidades paulistas: Arandu, Aspásia, Barra Bonita, Caiuá, Corumbataí, Cravinhos, Flora Rica, João Ramalho, Meridiano, Pindorama, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Taiaçu.

EM 19 DE MARÇO DE...
1973 - Ribeirão Pires inaugura a escola integrada de Vila Aurora.
1978 - São Bernardo inaugura prédio do Centro Cívico e Social de Vila Baeta Neves destinado aos movimentos católicos: vicentinos, Apostolado da Oração, Cursilhistas e Grupo Cênico Regina Pacis.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 19 de março de 1983 - nº 5163
Manchete - Tito Costa contesta Aron Galante e apresenta novos dados: deixou a Prefeitura de São Bernardo com dívidas equivalentes a 9,5 bilhões de cruzeiros, cerca de 30% do Orçamento
Ribeirão Pires, ano 29 - A opção pela indústria: 33% da população optam pela industrialização, contra 23% que preferem o turismo. Os números são de pesquisa realizada pelo Instituto Gallup de Opinião Pública em fevereiro de 1981 e só agora divulgados.
O prefeito Valdírio Prisco deixa transparecer que se inclui entre os 33%.
O ponto alto dos festejos é o desfile cívico realizado entre a Praça Sabará e a Rua Miguel Prisco.

SANTOS DO DIA
José de Nazaré, Quintila e Apolônio.
Jesus Maria José - São Caetano viveu, domingo, a 30ª Concentração Anual das Ligas Católicas da Diocese de Santo André. Caravanas de vários bairros e cidades estiveram presentes. Dom Nelson Westrupp celebrou missa no ginásio esportivo de Vila Prosperidade, onde se deu a concentração.

O bispo reproduziu frase do papa Francisco sobre o Evangelho de domingo: "Deus jamais se cansa de nos perdoar; nós é que cansamos de pedir perdão".

O ginásio de esportes foi tomado. E dom Nelson, no encerramento da concentração, fez um desafio aos liguistas: que em 2014 haja um esforço coletivo para que cada um traga um novo integrante.

‘Orai e trabalhai' é o lema da Liga Católica, que no passado foi voltada especialmente ao trabalhador, com muitas ligas no então nascente Grande ABC.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
(Cemitério da Saudade, Vila Assunção)
Pascoal Redondi, 88. Natural de São João da Boa Vista (SP). Dia 15.
Clara Barga Renaldin, 86. Natural de Santos (SP). Dia 14. 
Célia Fumiko Nagai, 67. Natural de Presidente Prudente (SP). Dia 14.

SÃO BERNARDO
(Cemitério de Vila Euclides)
Romilda Pascoal Rodrigues, 100. Natural de Muzambinho (MG). Dia 16.
Maria Aparecida Barrotti Zamengo, 85. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 15.
Antonio Martão, 85. Natural de Tabapuã (SP). Dia 15.
Laércio Menandro, 72. Natural de Itapira (SP). Dia 17.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Mie Kanashiro, 91. Natural do Japão. Dia 16.
Luiz Garcia, 88. Natural de Sertãozinho (SP). Ontem.
Florisa Sales Ferreira, 74. Natural de São Caetano. Ontem.
João Eusébio Munhoz, 65. Natural de Quatinguá (PR). Dia 16.
Helio Cano, 63. Natural de São Paulo (SP). Ontem.

DIADEMA
Maria de Lourdes Lins, 90. Natural de Iracema (CE). Ontem. Cemitério Municipal.
Anardina Alves de Souza, 78. Natural de Cedral (SP). Dia 15. Cemitério Municipal.
Duvigem Onório do Nascimento, 69. Natural de Iapu (MG). Dia 16. Vale da Paz.

MAUÁ
(Cemitério Santa Lídia)
Maria de Araújo, 76. Natural de visconde do Rio Branco (MG). Dia 17.
Irene Alves Linam, 75. Natural de Santo André. Dia 17.
Carlos Alberto da Silva, 45. Natural de Ribeirão Pires. Dia 17.
Francisco Paulo da Silva, 43. Natural de Quixeramobim (CE). Dia 16.

RIBEIRÃO PIRES
(Cemitério São José)
Brasília da Glória Moraes, 84. Natural de Mogi das Cruzes. Dia 17.
José de Moraes, 78. Natural de Piratininga (SP). Dia 16.
Horácio Pascoal Bovencio, 62. Natural de São Caetano. Dia 17.
Maria de Lourdes da Silva Mariano, 54. Natural de Ribeirão Pires. Dia 17.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;