Cultura & Lazer Titulo
Mundo árabe é tema do Filosofia & Cotidiano
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
21/05/2005 | 10:00
Compartilhar notícia


O mundo árabe é o tema deste mês do projeto Filosofia & Cotidiano, em Santo André, que discute este ano Globalização e Identidades. Hoje, às 11h30, será projetado o documentário Fahrenheit 11 de Setembro, de Michael Moore, no auditório da Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) do Centro Universitário Fundação Santo André (av. Príncipe de Gales, 821. Tel.: 4979-3300 e 4979-3427), com entrada aberta ao público. Em seguida, o diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Santo André, Andrea Piccini, falará sobre o processo histórico de formação dos países árabes e as guerras decorrentes graças ao rico mercado petrolífero da região. A realização é da Fundação, da Câmara Municipal e da Arte Urbana Cultural.

No filme, Michael Moore flagela o governo George W. Bush após os atentados de 11 de setembro. É só depois da metade que aparece a Guerra do Iraque, que se tornou beco sem saída da ocupação do país por tropas norte-americanas. A problematização de Piccini vai se ater a esse aspecto do filme, mostrando a ineficiência do choque de civilizações como política externa.

Dada a amplitude de discussões a respeito da cultura árabe, a palestra de hoje se detém no processo histórico. Cultura e religião serão abordados no dia 3 de junho, no auditório da Câmara, com a palestra do sheik Jihad Hammadeh, vice-presidente da Wamy (Assembléia Mundial da Juventude Islâmica), representante em São Bernardo desta entidade na América Latina. Antes, no próximo dia 25, abrirá no saguão da Câmara a exposição de gravuras Cidades Árabes, de Lygia Ferreira Rocco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;