Cultura & Lazer Titulo
Literatura é base de peças em cartaz na região
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
03/11/2001 | 17:10
Compartilhar notícia


Duas montagens em cartaz no Grande ABC nesta segunda-feira utilizam a literatura como ferramenta para questionar valores humanos. São Caetano recebe Oscar Wilde, espetáculo roteirizado e interpretado por Elias Andreato e dirigido por Vivien Buckup. Já a Cia. Fuzuê de Baco apresenta A Estação dos Poetas, peça escrita e dirigida por Ivan Augusto, em Ribeirão Pires.

O roteiro de Oscar Wilde é baseado em De Profundis, carta do autor de O Retrato de Dorian Gray endereçada a seu amante, Alfred Douglas, na qual o culpa pela sua prisão. A peça é ambientada no cárcere, para onde o britânico Wilde (1854-1900) foi mandado após ser condenado por homossexualismo. Douglas, por pertencer à nobreza, não chegou a ser processado.

O espetáculo, portanto, mostra o tão polêmico quanto brilhante Wilde afastado do glamour com que estava acostumado. Apesar de ter estreado em 1997 e abordar a vida e a obra de um escritor morto há um século, a peça permanece atual por discutir questões como o preconceito, o papel da imprensa e a arte.

Edson Rodrigues e Boni Carvalho formam o elenco de A Estação dos Poetas. Dois homens se encontram casualmente em uma estação de trem e trazem à tona seus planos e suas lembranças. Um é conterrâneo de Carlos Drummond de Andrade e o outro, apaixonado pela poesia de Manuel Bandeira. Augusto costurou poemas de Drummond e Bandeira à prosa dos personagens. A montagem também fala sobre o choque cultural entre uma pessoa do interior e outra de um grande conglomerado urbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;