Internacional Titulo
Novos estudos sobre câncer de mama sao contraditórios
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 16:28
Compartilhar notícia


Dois novos estudos chegaram a conclusoes contraditórias sobre se uma demora de três meses ou mais no tratamento do câncer de mama pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Durante mais de 90 anos, foi discutida a importância de as mulheres se tratarem rapidamente uma vez notados sintomas de câncer de mama. Enquanto alguns estudos revelaram que o tratamento imediato é vital para a sobrevivência, outros concluíram que a demora nao tem tanta importância porque os tumores levam anos para crescer.

Em um estudo publicado na ediçao que circula amanha da revista britânica de medicina The Lancet, cientistas do Fundo Imperial para a Investigaçao Oncológica verificaram que para cada 20 mulheres que contraem câncer de mama uma demora de três a seis meses para iniciar o tratamento depois de serem detectados os primeiros sintomas da doença pode significar a diferença entre a morte e uma sobrevivência de cinco anos.

Os pesquisadores analisaram 87 estudos anteriores feitos no mundo, com um total de mais de 100.000 mulheres, sobre a demora do tratamento. Descobriram que, em média, as pacientes que adiaram o tratamento de três a seis meses tiveram uma taxa de sobrevivência 5 por cento inferior à das que se trataram nos três primeiros meses após a detecçao do câncer de mama.

Mas, em outro estudo com mais de 32.000 mulheres publicado na mesma ediçao da revista, pesquisadores da Enfermaria Real de Huddersfield, no norte da Inglaterra, nao encontraram as mesmas evidências.

O autor desse segundo estudo, Richard Sainsbury, disse que embora as mulheres devam avisar ao médico caso suspeitem de ter câncer de mama, a rapidez do tratamento nao é crítica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;