Cultura & Lazer Titulo
Cinéfilos já podem se programar
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/10/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Cinéfilos, tremei! É chegada a hora de sentar e organizar a agenda para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa hoje e fica até 1º de novembro em 14 pontos espalhados pela Capital. Ao todo são 461 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens.

A abertura, às 21h no Auditório do Ibirapuera, terá exibição de O Passado, retorno de Hector Babenco à língua pátria. O diretor argentino radicado no Brasil também foi responsável pelo desenvolvimento do cartaz da Mostra: dirigiu e posou para fotos feitas no Centro de São Paulo como se fosse um homem-sanduíche, anunciando o início da maratona. O filme de Babenco traz o último papel no cinema do ator Paulo Autran, morto no último dia 12.

Gael García Bernal, ator mexicano que estrela o drama de Babenco, também marca presença em outras duas produções na quinzena dedicada à sétima arte: a produção francesa Sonhando Acordado, de Michel Gondry, e Déficit, sua estréia na direção.

MEDALHÕES

Entre as pérolas do perspectiva internacional estão longas de Amos Gitai, Sidney Lumet, Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Joel e Ethan Cohen, Milos Forman, David Lynch.

As estrelas do cinemão também marcam presença. Angelina Jolie, irreconhecível, está em O Preço da Coragem, que conta a história do jornalista norte-americano Daniel Pearl, morto no Afeganistão. O marido de Angelina, Brad Pitt, e Jodie Foster também estrelam produções da mostra.

RETROSPECTIVAS

As retrospectivas privilegiam as obras do chinês Jia Zhang-Ke, que este ano ganhou o prêmio de melhor documentário da Mostra Horizontes, em Veneza, com o filme Useless.

O francês Claude Lelouch, do premiado Um Homem, Uma Mulher (1966) terá suas principais obras reexibidas, entre elas Itinerário de um Aventureiro (1993), Os Miseráveis (1995) e Crimes de Autor, rodado este ano. Jean-Paul Civeyrac, conterrâneo de Lelouch, também entra na seleção.

PANORAMA NACIONAL

Além dos 22 filmes que participam da mostra competitiva, o Brasil traz opções de ótimos diretores.

Evaldo Mocarzel, que dirigiu recentemente Do Luto à Luta, é quase onipresente, com três longas em perspectiva: Jardim Ângela, Brigada Pára-Quedista e O Cinema de Meus Olhos. Eduardo Coutinho participa com Jogo de Cena.

Figuras conhecidas também são homenageadas. Entre eles, estão o longa Rita Cadillac, a Lady do Povo, de Toni Ventura e o média-metragem Procurando Jorge Mautner, de Rodrigo Bittencourt.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;