Internacional Titulo
Sérvios de Kosovo suspendem colaboraçao com a ONU
Do Diário do Grande ABC
04/06/2000 | 17:42
Compartilhar notícia


Líderes sérvios de Kosovo decidiram, neste domingo, suspender sua participaçao nas instâncias administrativas da província a cargo da ONU, devido à retomada dos atos de violência contra os sérvios.

A decisao foi anunciada ao fim de uma reuniao do Conselho Nacional dos Sérvios de Kosovo (SNV) em Gracanica, cerca de 10 km ao sul da capital provincial, Pristina.

Os representantes sérvios suspenderam sua participaçao no Conselho de Administraçao Internia (IAC) e no Conselho de Transiçao de Kosovo (KTC), órgao consultivo onde estao representadas as diversas comunidades, anunciou um porta-voz do SNV.

A participaçao está suspensa até a próxima reuniao do Conselho de Segurança da ONU, que acontece semana que vem, em Nova York, e durante a qual será analisada a resoluçao 1244.

Esta resoluçao, adotada em 10 de junho do ano passado, prevê a instauraçao de uma 'autonomia substancial' para Kosovo na República Federal da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro).

"Esta suspensao nao é um boicote, é a manifestaçao da nossa inconformidade e indignaçao, diante da violência", declarou o porta-voz à imprensa.

Esta semana, oito sérvios morreram, cinco deles em ataques armados, no Leste e no Sudeste da província de Kosovo.

Desde agosto passado, mais de 500 assassinatos foram registrados em Kosovo, sendo que 36% deles foram contra sérvios e 22% contra outras minorias nao-albanesas, segundo cálculos da polícia da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;