Economia Titulo
Reação econômica alavanca setor de TI no Grande ABC
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


O crescimento da economia, somado ao interesse de empresas e consumidores em acompanhar os avanços tecnológicos, está impulsionando o mercado de TI (tecnologia de informação) na região neste ano.

No País todo, o setor deverá ter expansão de 6,5% em faturamento neste ano e, especificamente, a área de software crescerá ainda mais, na ordem de 8,5%, prevê a consultoria IDC. Outro estudo, da IT Data, aponta que os investimentos brasileiros em TI cresceram 20% no primeiro semestre em relação a igual período de 2009.

Segundo o presidente da Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software), Gerson Schmitt, o aquecimento do mercado interno estimula, por exemplo, a aquisição de equipamentos e softwares mais modernos para os fabricantes elevarem a produtividade e melhorarem o controle de seus processos de fabricação.

Schmitt avalia que, com a reação econômica, o País fica mais aberto para tendências como a da cloud computing (computação por nuvem, em que os dados ficam disponíveis na internet) e da mobilidade (com os notebooks, tablets e smartphones), e avanços em telecomunicações.

O dirigente acrescenta que a modernização de equipamentos impulsiona a criação de aplicativos. Para ele, o mercado de softwares no Brasil, que hoje movimenta US$ 15 bilhões, pode galgar posições no ranking mundial nos próximos anos. Atualmente, ocupa a 12º colocação.

Empresarial - Com o foco no mercado corporativo, a Innovision Systems, de São Caetano, projeta expansão de 30% neste ano. "O mercado está bastante aquecido. A tecnologia dá suporte ao crescimento dos negócios (dos clientes)", assinala o diretor executivo, Renato Grau.

Ele explica que a empresa faz a terceirização de serviços de informática para pequenas companhias e também - por meio de parceria com grandes integradoras de sistemas de informação, como IBM e Stefanini -, para corporações do porte de Citi Bank, NET, Light, Santander, Azul Linhas Aéreas e Lojas Americanas.

Mobilidade - Uma das maiores distribuidoras de equipamentos de informática do País, a Agis, que tem unidade em Santo André, registrou expansão de 20% no primeiro semestre frente a igual período de 2009. O gerente de marketing da empresa, Bruno Coelho, assinala que a região acompanhou esse ritmo, sobretudo com vendas de itens relacionados à mobilidade, como notebooks e netbooks, que lideram as vendas.

O Grande ABC representa atualmente 8% do faturamento total da companhia, mas a tendência é de crescimento nessa participação. A unidade na região foi aberta há apenas três anos para atender mais de perto as revendas dos sete municípios.

Ações conjuntas animam segmento na região
O setor de TI na região deve se fortalecer, por meio de iniciativas de integração e cooperação entre companhias do ramo, como as desenvolvidas pelo Itescs (Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação de São Caetano), na avaliação do empresário Renato Grau.

O Itescs congrega 39 empresas dessa área e, destas, dez participaram recentemente da Feira ABC (Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC) organizada pela Agência de Desenvolvimento do Grande ABC.

Segundo Grau, que integra o instituto, as perspectivas são animadoras. "Na feira, nos aproximamos dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) de metalmecânica e plástico para articular iniciativas conjuntas. Esses segmentos são consumidores de tecnologia", assinala.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;