Cultura & Lazer Titulo
Curta discute doação de córneas
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
11/07/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A insólita final de um reality show no qual uma porção de pacientes cegos têm de competir por um par de córneas a ser doado por um paciente em estágio terminal. Este é o plot do curta-metragem De Olho no Olho, que propõe uma crítica irônica sobre os atuais parâmetros midiáticos. O filme é o trabalho de conclusão de curso de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi. Victor Hugo Simões, de apenas 21 anos, de São Caetano, divide a direção com o colega Alan Medina.

"Foi a primeira vez que participei de um curta que funcionou exatamente como tinha de ser: em que todos tiveram funções bem definidas. Pudemos tomar decisões como diretores", diz Simões. Sem conseguir patrocínio, o grupo, de dez estudantes, arcou com as despesas eles mesmos.

O roteiro foi escrito também pela dupla de diretores. "Com dois anos de curso, recebemos diploma de Roteiro. Eu e o Alan apresentamos esse como trabalho de conclusão e recebemos nota máxima. Resolvemos guardar para o fim do curso também", diz.

Para um curta universitário, De Olho no Olho contou com um elenco que deve ajudar a despertar curiosidade no público. Theodoro Cochrane, que é amigo de Medina, aceitou o papel de apresentador do programa. "Ele gostou muito do projeto e aí ficou mais fácil de convencer a mãe dele a fazer uma participação especial". Para quem não sabe, Theodoro é o filho caçula da jornalista (além de atriz e apresentadora) Marília Gabriela, que também aparece no vídeo, que deve ter entre dez e 15 minutos de duração.

A cantora Patrícia Coelho e a atriz Eliana Guttman também participaram dessa forma. "Já o Beto Marden (que comanda o TV Animal no SBT) e o Mateus Carrieri responderam a e-mails meus", diz Simões. A atriz Marisa Hipólito, que é cega, interpreta um dos personagens que disputam a córnea.

As filmagens duraram nove dias, em junho. Segundo o diretor, a montagem já trabalha. O resultado final será conhecido primeiramente na banca universitária, em dezembro e, posteriormente, em festivais. "Mas tudo depende de como o filme vai ser", diz Simões, ansioso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;