Cultura & Lazer Titulo
Sucesso europeu chega aos EUA para competir com Survivor
Por Do Diário do Grande ABC
04/07/2000 | 13:32
Compartilhar notícia


Na esteira do atual grande sucesso televisivo Survivor, os americanos estao prestes a conhecer Big Brother, um programa ainda mais ambicioso e que, com certeza, vai atrair a atençao do público, que terá de decidir a sorte de dez pessoas reclusas durante três meses em uma casa, sob o olho onipresente das câmeras.  Big Brother é um fenômeno na Holanda, Alemanha e Espanha, e estréia na noite desta quarta-feira na CBS, embora os mais ávidos possam acompanhar as aventuras e desventuras do grupo 24 horas por dia via Internet. 

Em troca de exibir suas intimidades, cinco homens e cinco mulheres cuidadosamente selecionados entre mais de mil candidatos competem por um prêmio de 500.000 dólares, que será entregue ao último que ficar na casa, ao final de um processo de eliminaçao interativo quinzenal.

Passada uma semana, os participantes indicarao dois de seus colegas para serem excluídos da competiçao. O público entao terá sete dias para votar em mais dois participantes para deixarem a casa. Os três candidatos restantes continuarao na disputa até o último programa, quando se anunciará o nome do feliz vencedor.  Os participantes se conhecerao quando iniciarem sua reclusao voluntária de 90 dias na casa de 167m2 especialmente criada para o programa, dentro de um estúdio de Los Angeles.  

Vinte e oito câmeras, algumas equipadas com visao noturna, e 60 microfones estrategicamente espalhados pela moradia, no jardim e na piscina - um dos poucos luxos do lugar - exercerao uma vigilância permanente sobre cada um de seus ocupantes, registrando o menor movimento, gesto ou palavra.

Submetidos a rígidas normas, os participantes ficarao isolados do mundo, sem telefone, computador, televisao, aparelho de som ou jornais. Dois livros e um ou outro instrumento musical é o máximo entretenimento permitido para cada um.  Neste ambiente, que a CBS define como a ``volta ao fundamental', terao água quente racionada, deverao lavar suas roupas na mao, fazer o próprio pao, cultivar uma horta e cuidar dos frangos que lhes darao ovos frescos.  O grupo receberá um quantia semanal, equivalente a cinco dólares por pessoa e por dia, para alimentos e outras necessidades, com os quais deverao fazer em conjunto uma lista de compras. No entanto, como o objetivo é que seus membros interajam, poderao aumentar essa quantia se superarem as provas de equipe que lhes serao impostas regularmente.  

O único contato dos inquilinos com o exterior será feito através da ``Red Room', um confessionário onde serao convocados um a um pelo ``Grande Irmao' para narrar sua experiência ou votar contra seus companheiros.  Sem contar com roteiros, a concepçao deste drama 'orwelliano', como a produtora holandesa original Endemol classificou, é em ``parte um experimento social, em parte uma telenovela da vida vida real e em parte competiçao', e privilegia os amores, os ódios e os conflitos de todos os tipos. Ninguém pode prever o que vai acontecer.  ``É uma aventura em que tudo é inesperado', explicou um de seus criadores e produtor executivo da versao americana, Paul Romer, à New York Times Magazine. 

Seguindo os passos do atual campeao de audiência ``Survivor', um concurso similar, no qual os participantes tentam sobreviver numa ilha deserta, e animada pelos número de público procedentes da Europa, a CBS resolveu transmitir ``Big Brother' cinco noites por semana.  

Junto com três resumos diários e um semanal, na quinta-feira será transmitido um especial ao vivo do estúdio adjacente à casa, onde serao anunciados os candidatos à expulsao e os expulsados.  Os americanos e quem mais estiver interessado neste polêmico programa também terá a oportunidade de acompanhar a disputa através do endereço www. bigbrother2000.com. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;