Setecidades Titulo
Duplicam ligações do disque-denúncia
Das Agências
19/05/2006 | 07:46
Compartilhar notícia



As ligações ao disque-denúncia (telefone 181) quase duplicaram desde o último sábado. São realizadas, em média, entre 400 e 450 denúncias por dia. Na última segunda-feira, esse número atingiu o pico de 700 ligações.

Segundo Athayde da Silva, coordenador do Instituto São Paulo Contra a Violência, responsável pelo serviço do disque-denúncia, a média de chamadas costuma diminuir nos fins de semana. No último, porém, chegou a 500, no lugar das habituais 250. A maioria das denúncias são realizadas no horário em que são exibidos os noticiários na televisão, de manhã cedo e no início da noite, e aumentam quando é divulgado o número 181 em reportagens, diz Silva.

O coordenador não especifica o teor das informações passadas pelos denunciantes nos últimos dias, mas diz que houve principalmente indicações de nomes e endereços dos possíveis criminosos. Neste caso específico, as informações estão sendo encaminhadas ao Cepol (Centro Integrado da Polícia Especializada), ao Deic (Departamento Estadual de Investigação sobre Crime Organizado) e à Polícia Militar.

Quando registrada a denúncia, duas equipes de inteligência das polícias Civil e Militar fazem cruzamento de informações nos bancos de dados da polícia no Estado e na União. Em seguida, contatam a unidade de segurança mais próxima à área da denúncia para que seja realizada averiguação.

O índice de trotes varia entre 10% e 12%. Mesmo assim, o coordenador lembra que o mais importante é a atuação da polícia. “Hoje pode não encontrar o traficante (no local indicado), mas amanhã sim.” Silva ressalta que é mantido sigilo absoluto dos denunciantes. Para acompanhar o caso, a pessoa deve anotar a senha fornecida e retornar a ligação depois.

O coordenador do Instituto pede que as pessoas fiquem atentas a qualquer suspeita de movimentação estranha na vizinhança, como casa recentemente ocupada sem chegada de mudança, com janelas sempre fechadas. O disque-denúncia atende 24 horas por dia, nos sete dias da semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;