Economia Titulo
Faturamento de micro e pequenas empresas cai 17,7%
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 17:19
Compartilhar notícia


As micro e pequenas empresas de Sao Paulo registraram queda de 17,7% no faturamento em janeiro em relaçao a dezembro de 98. A queda é menor (15,2%) quando se compara janeiro de 1999 com o mesmo período do ano passado. O setor que menos cresceu foi o de serviços (32%), seguido pelo comércio (12,4%) e pela indústria (3%). Na regiao metropolitana, as empresas registraram a maior queda no faturamento (20,8%) na comparaçao entre janeiro/99 e dezembro/98. As do interior tiveram queda de 14,7%.

Os dados sao da Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Sao Paulo, de março, desenvolvida pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundaçao Seade. O estudo acompanhou a evoluçao do faturamento médio, pessoal empregado e da folha de salários de duas mil empresas de micro e pequeno porte.

Apesar da forte queda no faturamento, o efetivo de pessoal empregado manteve-se praticamente estável, apresentando oscilaçao negativa de 2% entre janeiro e dezembro de 98. A queda é menor ainda na comparaçao com janeiro do ano passado, com variaçao de 0,4%. As empresas da regiao metropolitana registraram queda de 4,3% no efetivo de pessoal empregado, enquanto as do interior apresentaram variaçao positiva de 0,2%, na comparaçao dos mesmos períodos.

A folha de salários apresentou reduçao de 31,1% em janeiro quando comparado a dezembro. O fato se deve à concentraçao do pagamento do 13º salário e das comissoes de vendas no final de 98. Mas o indicador também revela, segundo informa a pesquisa do Sebrae-SP, que há uma tendência de queda no rendimento médio dos trabalhadores, já que a folha de pagamentos em janeiro, comparado com o mesmo período de 98, variou negativamente em 9 9%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;