Setecidades Titulo Limpa Brasil
Mutirão coleta 22 t de reciclável em S.Bernardo

Evento incentivou voluntários a recolherem material reutilizável das ruas; ação também ocorreu em Diadema

Maíra Sanches
07/05/2012 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois de Santo André e Mauá, ontem foi a vez de São Bernardo e Diadema receberem a campanha Limpa Brasil Let’s Do It!, que promove ação voltada à coleta de materiais recicláveis. O objetivo é juntar voluntários para ajudar a limpar as ruas das cidades em ações educativas espalhadas por diversos pontos.

Das 8h às 14h, São Bernardo arrecadou 22 toneladas de lixo reciclável em 25 pontos de entrega. De acordo com a Prefeitura, cerca de 1.800 pessoas arregaçaram as mangas, colocaram as luvas e saíram em busca de dejetos em vários bairros. Diadema não informou o total acumulado após a realização das ações em 15 ecopontos da cidade.

Na Praça da Moça, região central da cidade, até 12h30 o total acumulado era de 107 sacos. A estudante de engenharia ambiental Pâmela Queiroz, 21 anos, fez a sua parte nas ruas do Parque Sete de Setembro e do Centro. Ela levou o namorado para ajudá-la a carregar o peso. “É um incentivo Diadema ter sido escolhida para sediar a ação. Me sinto bem em colaborar com a limpeza do meu bairro e da minha cidade.” Os itens mais encontrados foram plástico, pets, embalagens e papelão.

O metalúrgico Adriano José da Silva, 42, mora no Centro de São Bernardo e decidiu ir até o ecoponto localizado no Paço Municipal para entregar o que juntou em casa durante duas semanas. O ponto de entrega também recebe o lixo reciclável que vem das residências. “Ótima iniciativa. Meu carro veio cheio (de lixo). Isso tem de ser rotina dos moradores.”

Um grupo de seis estudantes de Mauá, Osasco e São Paulo também aderiram à iniciativa e saíram às ruas com dezenas de sacolas plásticas em punho.

O material recolhido é enviado às cooperativas de catadores das cidades. O Let´s do It! é um movimento internacional que nasceu na Estônia e já foi realizado em outros 20 países. No Brasil, a iniciativa foi trazida pela Atitude Brasil, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;