Política Titulo
Cartórios de SP fazem plantão para alistamento de eleitores
Por Do Diário OnLine
04/05/2002 | 15:40
Compartilhar notícia


Os 392 cartórios de todo o Estado de São Paulo estão funcionando neste final de semana em regime de plantão para atender os eleitores que precisam fazer o seu alistamento ou mesmo tirar o título, fazer revisão, transferência ou segunda via do documento.

O horário de atendimento varia de acordo com a necessidade de cada município. Desde o último dia 29 compareceram aos cartórios eleitorais da cidade de São Paulo mais de 67 mil pessoas.

O prazo dado pela Justiça Eleitoral termina na próxima quarta-feira (8) e não haverá prorrogação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos. Quem completa 16 anos até o dia da eleição - 6 de outubro - já pode tirar o título de eleitor. Para inscrever-se na Justiça Eleitoral, o cidadão terá que apresentar a carteira de identidade e, no caso de transferência, é necessário apresentar o título antigo.

Quem não votar ou justificar sua ausência, estará sujeito a multa, cujo valor é definido pelo juiz eleitoral. Além da penalidade, o eleitor fica impedido de participar de concurso público, obter passaporte e pedir empréstimo em instituições financeiras públicas. A Justiça Eleitoral prevê que, no pleito deste ano, o eleitorado aumente 5%, na comparação com a eleição passada, com a participação de 114 milhões de eleitores.

As informações são da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;