Memória Titulo Coluna
O grito do Ocara, o choro da Vila Alice

Os vencedores vibraram, os perdedores apedrejaram o Diário do Grande ABC: a escola preferida dos jornalistas perdeu a cabeça e deixou uma marca feia no Carnaval de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Eu vou morar no deserto/Eu não me importo ser torrado pelo sol/Não pago imposto, aluguel, não pago gás/E com um metro de fazenda estou vestido até demais.”

Vou Morar no Deserto, marcha de Orlando Monello e José Roy (do livreto editado pela Agremiação Cultural Estudantil de São Bernardo para o Carnaval de 1953).

---------

As queixas de quem perdeu o Carnaval, comuns em todas as edições, superaram a lógica em 1990: com a divulgação do resultado do desfile, que deu a vitória ao Ocara, vândalos saíram do Paço e atiraram pedras em janelas do Diário do Grande ABC.

No dia seguinte, as fotos da agressão foram publicadas, com as declarações dos dirigentes da Escola de Samba Vila Alice: “Para o Diário, só Ocara é escola de samba. As outras não são nada”, conforme declaração de Pedro do Nascimento, presidente da Vila Alice.

O jornal respondeu: “O Diário cobriu todas as escolas com o mesmo critério” – fato que pode ser comprovado 30 anos depois com a simples leitura da coleção do jornal, mantida em vários locais e aberto aos interessados.

ESCOLAS

1 – Ocara Clube, 85 pontos, com o tema Hoje a Edição é Especial.

2 – Vila Alice, 83.

3 – Leões do Vale, 81.

4 – Palmares, 78.

5 – Cidade São Jorge, 78. O desempate veio no quesito Harmonia.

6 – Jardim Santo Alberto, 33.

Estreante – Asa Branca, 68 pontos (não concorreu).

BLOCOS

1 – Beleza Pura, 68

2 – Seci, 64

3 – Musa 59

Nota – Alguns anos antes, quando o Ocara não disputava o Carnaval andreense como escola de samba, os grandes rivais na cidade eram Vila Alice e Estação Primeira de Utinga. E a maior parte da Redação tinha na Vila Alice a sua escola de predileção. Nem por isso a Estação de Utinga chegou a uma atitude extremada como aquela da Vila Alice em 1990.

Destaque – Em 1990, a jornalista Claudete Reinhart desfilou pelo Ocara na ala Coluna Social.

Em Santos – Também em 1990, a escola X-9 voltava aos grandes dias, ganhando o Carnaval da cidade.

Diário há 30 anos

Domingo, 25 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7312 

Carnaval 90 – Trinta e uma escolas de samba de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá desfilam hoje (25 de fevereiro de 1990) no Carnaval do Grande ABC. 

Avenida Apiaí (Santo André), Avenida Kennedy (São Bernardo), Avenida Eduardo Ramos Esquivel (Diadema) e Avenida João Ramalho (Mauá) se transformam nas passarelas do samba.

Ontem (sábado, 24 de fevereiro de 1990) desfilou na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, o bloco Quarteirão do Sossego, fazendo gentilezas ao esportista Cyro Cassettari.

Diadema – Invasores de terra ocupam o Morro do Samba, uma área particular localizada no Jardim Ruyce.

Polícia – Ameaça de morte atinge cada vez mais os policiais militares. Reportagem: Nilton Hernandes.

Em 26 de fevereiro de...

1920 – Anúncio: Fiação e Tecelagem. Precisam-se operários. Trata-se na Companhia Fiação e Tecidos São Bernardo. Estação de São Bernardo – SPR.

1930 – Nasce, em São Paulo, Acylino Bellisomi, professor e vereador por duas vezes em Santo André. Foi colunista do News Seller.

1945 – Prefeitura de Santo André remete ao departamento das municipalidades projeto de decreto-lei que autoriza o município a aceitar, em doação, as áreas que constituem as ruas da Vila Alpina.

Nota – Vivia-se o período do Estado Novo, sem câmaras municipais constituídas. Os prefeitos eram nomeados e as decisões político-administrativas tinham que ter o aval do tal departamento das municipalidades, controlado pelos interventores estaduais.

1975 – Ao empatar com o Palmeiras em 2 a 2, no Pacaembu, o Santos conquista o 3º Torneio Laudo Natel. É a primeira conquista do Peixe depois da Era Pelé.

1960 – O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de São Caetano adquire um terreno de 300 m² para a construção da sua sede própria, à Avenida Conde Francisco Matarazzo.

Hoje

- Dia do Comediante

Santos do dia

- Paula Montal Fornés (Espanha, Barcelona, 1799 – Olesa de Monteserrat, 1889). Fundou a Congregação de Filhas de Maria Religiosas Escolápias.

- Porfírio. Nasceu na Grécia, em 353, e faleceu na Palestina, em 420. Foi bispo em Gaza.

- Deodoro

- Alexandre do Egito 

Municípios brasileiros

- Hoje é o aniversário de Canudos, na Bahia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;