Automóveis Titulo Comparativo
Hatches com alma esportiva

Cruze Sport6 é melhor equipado e oferece bom conjunto,
apesar do preço mais salgado; 308 agrada pela potência

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
02/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os dois hatches médios com vocação esportiva chegaram recentemente ao mercado. O primeiro foi o 308, lançado em fevereiro. Com opção de motores 1.6 e 2.0, ambos flexíveis e com 16 válvulas, o Peugeot tem preços mais em conta, que variam de R$ 53.990 a R$ 70.990.

O Cruze Sport6, por sua vez, foi apresentado no início de abril, oferece apenas a motorização 1.8 16V flexível e preços mais salgados, que vão de R$ 64,9 mil a R$ 79,4 mil. Neste embate, colocamos a versão topo de linha do Cruze Sport6, a LTZ, com câmbio manual, que custa R$ 77,4 mil, ao lado da configuração 2.0 manual Allure do Peugeot, que sai por R$ 59.990, já que a topo de linha Feline (R$ 70.990) é comercializada apenas com transmissão automática.

Mais despojado que o rival nesta versão, o 308 tem revestimento de tecido nos bancos e painéis das portas, diferentemente do Cruze, que tem couro. Por fora, embora cada um tenha suas peculiaridades, ambos chamam a atenção, mas o design do Cruze denota mais fluidez e esportividade, assim como no interior, onde o Chevrolet garante mais arrojo nas linhas.

Com motor maior, que entrega mais potência e torque, além de ser mais leve, o 308 oferece saídas e retomadas mais rápidas. Mas o Cruze, dotado de transmissão de seis velocidades, não decepciona, oferecendo bom desempenho. A suspensão do Chevrolet também agrada mais: filtra melhor as irregularidades do solo para o interior da cabine, sem ser macia demais - está calibrada na medida certa para oferecer conforto e esportividade. A do Peugeot é mais dura.

Os dois modelos saem de fábrica com itens importantes, como air bags (frontais no 308 e frontais, laterais e de cortina no Cruze), freios ABS, ar-condicionado digital (de duas zonas no 308), CD player com seis alto-falantes e comandos no volante, trio elétrico e rodas de liga leve de 17". O Cruze tem ainda controles de estabilidade e de tração, navegador, sensores de estacionamento, chuva, crepuscular e de aproximação das portas dianteiras, além de partida do motor por meio de botão no painel e teto solar elétrico.

 

VEREDICTO

O Cruze Sport6 oferece linhas mais arrojadas e esportivas, ótimo conjunto e vasta lista de equipamentos de série, mas isso tem um custo: são R$ 17.410 a mais. Para quem deseja um hatch médio que ofereça bom desempenho e conforto, essa é a melhor opção. O 308 também é boa compra: garante bom desempenho e bom nível de equipamentos. Vale lembrar que a versão topo de linha, Feline, vem mais recheada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;