Internacional Titulo
Blair anuncia na próxima semana data de sua saída do governo
Da AFP
01/05/2007 | 14:32
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico Tony Blair deve anunciar na próxima semana a data de sua saída do governo.  Em entrevista a um programa de TV, Blair elogiou seu provável sucessor, Gordon Brown, atual ministro das Finanças. Para o Blair, Brown seria "um excelente primeiro-ministro".

 Brown - ex-aliado de longa data e atual rival de Blair - deve assumir o cargo de primeiro-ministro em julho. Em editorial publicado no tablóide The Sun, ele faz um panorama dos 10 anos de Tony Blair à frente do governo, tece elogios e o descreve como seu "mais antigo amigo na política".

"Sinto-me honrado em dizer que Tony Blair é meu mais antigo amigo na política, naturalmente com todos os altos e baixos do caminho, mas ainda assim posso dizer que é a parceria mais duradoura entre um primeiro-ministro e um chanceler dos últimos 200 anos. É uma honra ter trabalhado com ele para criar uma Inglaterra muito mais forte, justa e próspera", escreveu.

O primeiro-ministro de 53 anos já havia anunciado em 2004 que não estava interessado em permanecer no poder, sendo então pressionado por partidários de Brown a anunciar, em setembro do ano passado, sua saída do governo dentro do prazo de um ano.

Em retribuição, Blair declarou à rede GMTV que daria a Brown as mesmas notas por sua atuação na economia. A troca de elogios parece afastar a animosidade que se desenvolveu entre os dois políticos ao longo dos últimos anos.

"Uma das coisas que gostaria muito de ver no legado deixado por meu governo é a economia mais forte do mundo ocidental, pela qual ele foi responsável", disse Blair, referindo-se a Brown. "Sempre afirmei que ele daria um excelente primeiro-ministro e acredito sinceramente nisso", concluiu.

Blair não quis especificar uma data exata, mas observadores políticos acreditam que o primeiro-ministro deve escolher o dia 9 de maio para se despedir - o governo de união emtre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, uma das maiores vitórias de Blair no cargo, termina no dia anterior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;